Desde 2006, organizações levam educação de qualidade a cidades da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Há mais de 12 anos, o Instituto Ayrton Senna conta com um parceiro fundamental para implementar soluções educacionais em regiões estratégicas do Brasil e, consequentemente, levar educação pública de qualidade para milhares de crianças e jovens: a Neoenergia. Esse acordo já beneficiou mais de 1,3 milhão de estudantes, – por meio da formação de mais de 37 mil educadores – da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Estados em que a empresas mantém as suas distribuidoras: Coelba, Celpe e Cosern.

Essa história de sucesso, que começou em 2006, está sendo ampliada e, nesse momento, por meio de parcerias com as secretarias municipais de educação, permite ao Instituto Ayrton Senna levar ensino de qualidade para as seguintes cidades: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana (BA), Recife (PE) e Natal (RN).

“O engajamento da Neoenergia tem sido fundamental para a manutenção e ampliação do nosso trabalho. É um parceiro estratégico para nós e que sempre demonstra compromisso com a causa da educação, pois nunca deixou de apoiar as nossas ações nessas localidades e hoje colhe os frutos de ter levado desenvolvimento para a região onde atua”, afirma Thiago Fernandes, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

As soluções educacionais implementadas pelo Instituto em parceria com as secretarias de educação são comprovadamente eficientes. Ao longo desses mais de 12 anos, dentro dos programas de alfabetização, cerca de 70% das crianças analfabetas que ingressaram recuperaram o atraso escolar e terminaram o ano plenamente alfabetizadas.

“O Grupo Neoenergia acredita que educação de qualidade transforma vidas. Os significativos resultados obtidos por essa parceria com o Instituto Ayrton Senna mostram como é importante investir na melhoria da qualidade do ensino de crianças e jovens. São oportunidades e estímulos gerados que se refletem na melhoria do desempenho escolar e na redução da taxa de abandono das salas de aula”, comenta Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta do Grupo Neoenergia.

O Instituto Ayrton Senna e a Neoenergia tem levado para os municípios parceiros o conceito de educação integral, que vai muito além do tempo integral na escola. O objetivo desse ensino é formar o ser humano de forma plena, ou seja, nas suas competências cognitivas e socioemocionais. Além de desenvolver habilidade clássicas como ler, escrever, fazer contas e ter raciocínio lógico, desenvolve nos alunos habilidades cada vez mais exigidas no Século 21, principalmente no mundo do trabalho, como criatividade, resiliência, inovação e capacidade de trabalhar em time.

Assista ao vídeo e veja depoimentos de estudantes e educadores sobre o trabalho realizado pela parceria:

https://www.youtube.com/watch?v=0zj_HMSvbZU&t=13s.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 16 Estados e aproximadamente 600 municípios, apoiamos a formação de cerca de 45 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br.


Sobre a Neoenergia

Com 13,6 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) –, a Neoenergia é responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, ela está presente em 16 estados e é uma companhia integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 4.364 megawatts (MW). Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios. Reconhecida como a empresa mais transparente do Brasil de acordo com o ranking 2018 da ONG Transparência Internacional, a Neoenergia é o 24º maior grupo empresarial do país, segundo o anuário Melhores e Maiores 2018 da revista Exame.

Fonte: NBN Brasil