4º Encontro dos Campeões do Repente reunirá artistas em Ceilândia a partir desta sexta (9). Programação terá ainda oficina de poesia e apresentações teatrais, entre outras atividades.

Repentistas consagrados e jovens talentos da arte nordestina do improviso e da cantoria vão movimentar a Casa do Cantador, em Ceilândia, no aniversário de 32 anos do espaço. O local sediará, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), o 4ª Encontro dos Campeões do Repente.Repentistas vão movimentar a Casa do Cantador, em Ceilândia, no aniversário de 32 anos do espaço. O local sediará, nesta sexta (9) e no sábado (10), o 4ª Encontro dos Campeões do Repente. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-27.7.2016

A competição — que recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)— terá a temática Gêneros e Gerações. Nos desafios, cantadores locais compartilham o palco com artistas de vários estados do Nordeste.

Uma das presenças ilustres será Mocinha de Passira. Aos 72 anos, a pernambucana é considerada uma das repentistas mais experientes do País. Para cantar, a violeira, que usa a arte para combater o machismo, precisou fugir de casa.

Além do encontro de repentistas, que será transmitido em tempo real na página oficial do evento, a programação inclui apresentações de teatro mamulengo, literatura de cordel, declamação de poemas matutos e oficina de poesia nordestina.
Casa do Cantador homenageia comunidade nordestina no DF

Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador é uma homenagem à comunidade nordestina que mora no Distrito Federal. A edificação moderna é do arquiteto Oscar Niemeyer.

4º Encontro dos Campeões do Repente
De 9 a 10 de novembro
Na Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G, Ceilândia)
Entrada gratuita e livre para todos os públicos
Mais informações na internet

Programação
Sexta-feira (9)

Às 20 horas
Abertura com Mamulengo Presepada

Às 20h30
Disputa classificatória com cinco duplas de repentistas do DF e Entorno

Às 23h10
Encerramento e anúncio da dupla classificada

Sábado (10)

Às 20 horas
Abertura com Mamulengo Fuzuê

Às 20h30
Competição com quatro duplas de repentistas do Nordeste e a classificada do DF

Às 23h10
Encerramento, anúncio da dupla vencedora da competição e condecoração

Fonte: Agência Brasilia