Maior parte dos visitantes esteve na unidade de Taguatinga, que alcançou público de 240 mil pessoas.

Mais de 490 mil pessoas passaram pelos cemitérios do Distrito Federal nesta sexta-feira (2), Dia de Finados. As unidades ficaram abertas das 7 às 19 horas.O cemitério de Taguatinga foi o mais movimentado do Distrito Federal nesta sexta-feira (2), Dia de Finados. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, não houve registro de tumulto ou violência em nenhum campo-santo do DF. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Não houve nenhum registro de tumulto ou de violência, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

A maior parte dos visitantes esteve no cemitério de Taguatinga, que alcançou público de 240 mil pessoas durante o dia, conforme estimativa da Polícia Militar (PMDF). No Plano Piloto, o Campo da Esperança recebeu 130 mil pessoas.

No Gama, o número chegou a 80 mil, segundo a PMDF. Em Brazlândia, cerca de 30 mil homenagearam seus parentes. Em Planaltina, foram 10 mil pessoas. Sobradinho não teve o balanço divulgado.

Órgãos do governo do Distrito Federal estiveram nos seis campos-santos para garantir a tranquilidade dos visitantes. A força-tarefa incluiu segurança e controle do trânsito, além de combate ao comércio irregular nas proximidades.

As atividades de fiscalização ficaram a cargo da Subsecretaria de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania; da Agência de Fiscalização do DF (Agefis); e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).

Em relação à segurança e ao trânsito, a Polícia Militar coordenou ações nos cemitérios da Asa Sul, de Sobradinho e de Planaltina, enquanto o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficou responsável pelos de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, o Detran atuou em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Cemitérios do Distrito Federal
Asa Sul (Campo da Esperança) — 916 Sul
Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial
Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial, Setor Oeste
Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial
Sobradinho — AR 7, Área Especial, Sobradinho II
Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — SOFHN, Área Especial

Fonte: Agência Brasília