Shoppings, comércios e monumentos públicos serão avaliados pela Defesa Civil até dezembro.

Por G1 DF

Enfeites de Natal — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

A Defesa Civil do Distrito Federal começou nesta terça-feira (13) as vistorias da Operação São Nicolau. Segundo o órgão, a ação pretende reduzir os riscos de problemas com enfeites de Natal e Ano Novo. Cerca de 50 locais serão checados até 14 de dezembro.

Os técnicos devem passar por estabelecimentos como shoppings e comércios locais – além de áreas residenciais e monumentos públicos – para verificar as instalações elétricas das decorações de fim de ano.

De acordo com o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, a inspeção procura identificar ameaças, riscos e vulnerabilidades de acidentes durante o período de festas.

“Muitas pessoas fazem a instalação dos enfeites, como o pisca-pisca, por exemplo, sem o acompanhamento de um profissional capacitado e com materiais de baixa qualidade. Então, para prevenir problemas como choque elétrico e incêndio, a Defesa Civil realiza a vistoria nesses locais públicos para verificar se a instalação foi feita adequadamente”, afirma Lopes.

Dicas de segurança

No momento da compra e montagem dos enfeites, a Defesa Civil recomenda:

Verificar se o produto tem certificação do Inmetro;
Guardar a nota fiscal do produto;
Não deixar a árvore de Natal perto das cortinas;
Desligar as lâmpadas sempre que sair ou ao ir dormir;
Não sobrecarregar as tomadas utilizando um T ou benjamins;
Não fazer "gambiarras" na fiação