Pedro Luiz Rodrigues é servidor de carreira do Ministério das Relações Exteriores e iniciou a trajetória profissional no jornalismo.

Por Beatriz Pataro, TV Globo e G1 DF

O diplomata Pedro Luiz Rodrigues, nomeado secretário de Relação Internacionais do Governo de Ibaneis Rocha (MDB) do Distrito Federal — Foto: Facebook/Reprodução

O diplomata e jornalista Pedro Luiz Rodrigues foi confirmado como o nome escolhido para ficar à frente da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal a partir de janeiro de 2019, durante o governo de Ibaneis Rocha (MDB).

A secretaria não existe na atual gestão, de Rodrigo Rollemberg (PSB). A única estrutura do GDF com nomenclatura e finalidade semelhante é Assessoria Internacional, de função administrativa e subordinada ao Gabinete da Governadoria.

Sobre a criação de uma nova secretaria, a assessoria de Ibaneis informou que governador eleito e Pedro Luiz Rodrigues devem se reunir nesta segunda (26) para pensar nas estratégias de funcionamento da pasta dentro da estrutura do governo.

A princípio, o diplomata será a ponte de Brasília com o estrangeiro e também assumirá a função de atrair investimentos externos para a capital.

Governo Ibaneis: veja quem são os indicados para o primeiro escalão do DF a partir de 2019

Carreira

Pedro Luiz Rodrigues iniciou a carreira no jornalismo, passando pelo Jornal do Brasil, Jornal de Brasília e O Estado de S. Paulo – onde assumiu a direção da sucursal de Brasília. Desde 2013, ele escreve artigos para o portal Diário do Poder.

Especialista em assuntos econômicos, também assessorou ex-ministros da Fazenda, como Marcílio Marques Moreira e Pedro Malan. Rodrigues foi, ainda, dirigente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Servidor de carreira do Ministério das Relações Exteriores, Rodrigues foi embaixador do Brasil na Nigéria por dois anos e meio, e assumiu a direção de Assuntos Internacionais do Senado Federal.

No governo de Michel Temer (MDB), o diplomata foi nomeado secretário de imprensa da Presidência da República, para coordenar as relações do Brasil com a imprensa internacional.

Fonte: G1