Joe Valle leu as nove categorias de apuração da FIB.

O deputado Joe Valle (PDT) defendeu na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (21) a utilização de um novo índice para mensurar o desenvolvimento e o crescimento, a Felicidade Interna Bruta (FIB). Valle explicou que o conceito vem ganhando espaço no mundo, como uma nova fórmula de medição do progresso, em contraponto à métrica do Produto Interno Bruto (PIB).

Joe Valle informou que o índice surgiu no Butão e desde então vem sendo aperfeiçoado e adotado por vários países e pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Felicidade Interna Bruta se divide em nove categorias:
Bem-estar psicológico: Mede o otimismo que cada cidadão tem em relação a sua vida. É feita uma análise da autoestima, nível de stress e espiritualidade.
Saúde: Analisa as medidas de saúde implantadas pelo governo, exercícios físicos, nutrição e autoavaliação da saúde.
Uso do tempo: Inclui questões como o tempo que o cidadão perde no trânsito, divisão das horas entre o trabalho, atividades de lazer e educacionais.
Vitalidade comunitária: Entra na questão do relacionamento e das interações entre as comunidades. Analisa a segurança dentro da comunidade, assim como sensação de pertencimento e ações de voluntariado.
Educação: Sonda itens como participação na educação informal e formal, valores educacionais, educação no que se refere ao meio ambiente e competências.
Cultura: Faz uma análise de tradições culturais locais, festejos tradicionais, ações culturais, desenvolvimento de capacidades artísticas e discriminação de raça, cor, ou gênero.
Meio ambiente: Relação entre os cidadãos e os meios naturais como solo, ar e água. Estuda a acessibilidade para áreas verdes, sistemas para coletar o lixo e biodiversidades da comunidade.
Governança: Estuda a maneira da relação entre a população e a mídia, poder judiciário, sistemas de eleições e segurança.
Padrão de vida: Análise da renda familiar e individual, seguridade nas finanças, dívidas e qualidade habitacional.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa