Deputado Rodrigo Delmasso elogiou o Vira Virou

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) destacou na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (13) os resultados do programa Vira Vida, desenvolvido pelo Sesi - DF, com apoio da secretaria da Criança do GDF. O programa atende jovens e adolescentes vítimas de abuso e está em sua 13ª edição. Na avaliação do deputado, o programa é um sucesso e a única esperança de mudança de vida para os jovens atendidos.

O parlamentar informou ainda que parte da ação é financiada por meio de emenda de sua autoria. O programa oferece 100 vagas em cada edição. Na atual, foram feitas 346 inscrições, sendo 146 vítimas de abusos em geral e 23 casos de exploração sexual. Delmasso lamentou que o programa ainda não tenha condições de atender todas as pessoas que se inscrevem.

Agricultura – Também na sessão desta terça-feira, o deputado Joe Valle (PDT) se manifestou na tribuna contra a decisão judicial que determinou a derrubada de um espaço destinado a produtores rurais na região do Flamingo, na saída norte do DF. Valle explicou que o local era ocupado há mais de 20 anos por cerca de 100 famílias da agricultura familiar que comercializavam seus produtos.

Segundo ele, a cessão aos pequenos agricultores ocorreu no governo de Joaquim Roriz e, recentemente, o espaço havia ganhado uma estrutura melhor, financiada pela Fundação Banco do Brasil, depois que a original pegou fogo. A ação para a derrubada, de acordo com o distrital, foi movida pelo dono de um terreno ao lado, que alegou desvalorização de sua área por causa da atividade.

Joe Valle considerou a decisão injusta e disse que está estudando meios de revertê-la. "É uma questão de bom senso. Vamos lutar até o último momento para garantir o espaço aos agricultores familiares", completou.

Desmonte – O deputado Wasny de Roure (PT) usou a tribuna na tarde de hoje para lamentar o "desmonte" do atendimento de crianças com transtorno mental. Segundo ele, o setor vem perdendo profissionais nos últimos meses e sofre com dificuldades há mais de dois anos. "Não sou contra mudanças para aprimorar o sistema, mas a primeira iniciativa teria de ser uma conversa com os pacientes e servidores", argumentou o distrital, que sugeriu a realização de uma audiência pública para tratar do tema.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa