Exposição também reúne depoimentos em homenagem ao Mês da Prematuridade. Mostra fica em cartaz até 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras.

Por G1 DF
Mariana Raphael/Divulgação

Uma exposição no Distrito Federal retrata o cotidiano de mães com bebês prematuros internados na UTI neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A mostra "Entre tanto amor, o hospital" fica em cartaz até 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras.

No local, os visitantes podem conferir fotos e depoimentos de mulheres que, literalmente, moram nas unidades de saúde para acompanhar os filhos que ainda precisam de cuidados.

Retrato da fotógrafa Mariana Raphael em exibição no “Entre tanto amor, o hospital”, na estação de metrô Águas Claras — Foto: Mariana Raphael/Divulgação

A exposição é organizada pela Secretaria de Saúde, e propõe homenagear essas mães durante o Novembro Roxo – mês dedicado à prematuridade.

A terapeuta ocupacional e uma das idealizadoras do projeto, Hellen Delchova, disse ao G1 que os registros são uma forma de mostrar o esforço das mães junto aos pequenos.

"As atenções são sempre voltadas para o bebê. Mas precisamos dar visibilidade às mães, que são parte fundamental do processo de melhora dos prematuros."

Em alguns casos, mesmo após receberem alta médica, as mulheres passam dias, semanas e até meses dormindo em alojamentos, afirma a profissional.

Imagem da fotógrafa Mariana Raphael exposta no “Entre tanto amor, o hospital” — Foto: Mariana Raphael/Divulgação

Em outubro, bebês internados no HRC foram fotografados com fantasias de circo em um projeto que começou em 2016. Desde então, a UTI neonatal da unidade foi espaço de três sessões de fotos temáticas.

Depoimentos

Nos depoimentos em exposição, mulheres contam as emoções durante o período de internação dos recém-nascidos. "Você vai da felicidade ao desespero em pouquíssimo tempo", diz uma das frases estampadas na mostra.

Segundo a Secretaria de Saúde, a depender do estado clínico do bebê, a rotina da mãe de um prematuro envolve "mais que fazer vigília do sono" na incubadora, mas também nutrição, higiene diária, carinho e contato pele a pele.

Exposição “Entre tanto amor, o hospital” vai até o dia 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras — Foto: Breno Esaki/Divulgação

A exibição conta, ainda, com trechos de entrevistas feitas pela pesquisadora Carolina Alves, em 2016. As imagens foram produzidas pela repórter fotográfica Mariana Raphael.

Serviço

"Entre tanto amor, o hospital"
Data: até 10 de dezembro
Hora: 6h às 23h30 (segunda a sábado) e 7h às 19h (domingos)
Local: Metrô Águas Claras – Avenida Pau Brasil
Entrada gratuita para quem pagar o bilhete do metrô