Mostra fotográfica revela dia a dia das mães dentro de UTIs neonatais do DF

Exposição também reúne depoimentos em homenagem ao Mês da Prematuridade. Mostra fica em cartaz até 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras.

Por G1 DF
Mariana Raphael/Divulgação

Uma exposição no Distrito Federal retrata o cotidiano de mães com bebês prematuros internados na UTI neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A mostra "Entre tanto amor, o hospital" fica em cartaz até 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras.

No local, os visitantes podem conferir fotos e depoimentos de mulheres que, literalmente, moram nas unidades de saúde para acompanhar os filhos que ainda precisam de cuidados.

Retrato da fotógrafa Mariana Raphael em exibição no “Entre tanto amor, o hospital”, na estação de metrô Águas Claras — Foto: Mariana Raphael/Divulgação

A exposição é organizada pela Secretaria de Saúde, e propõe homenagear essas mães durante o Novembro Roxo – mês dedicado à prematuridade.

A terapeuta ocupacional e uma das idealizadoras do projeto, Hellen Delchova, disse ao G1 que os registros são uma forma de mostrar o esforço das mães junto aos pequenos.

"As atenções são sempre voltadas para o bebê. Mas precisamos dar visibilidade às mães, que são parte fundamental do processo de melhora dos prematuros."

Em alguns casos, mesmo após receberem alta médica, as mulheres passam dias, semanas e até meses dormindo em alojamentos, afirma a profissional.

Imagem da fotógrafa Mariana Raphael exposta no “Entre tanto amor, o hospital” — Foto: Mariana Raphael/Divulgação

Em outubro, bebês internados no HRC foram fotografados com fantasias de circo em um projeto que começou em 2016. Desde então, a UTI neonatal da unidade foi espaço de três sessões de fotos temáticas.

Depoimentos

Nos depoimentos em exposição, mulheres contam as emoções durante o período de internação dos recém-nascidos. "Você vai da felicidade ao desespero em pouquíssimo tempo", diz uma das frases estampadas na mostra.

Segundo a Secretaria de Saúde, a depender do estado clínico do bebê, a rotina da mãe de um prematuro envolve "mais que fazer vigília do sono" na incubadora, mas também nutrição, higiene diária, carinho e contato pele a pele.

Exposição “Entre tanto amor, o hospital” vai até o dia 10 de dezembro na estação de metrô Águas Claras — Foto: Breno Esaki/Divulgação

A exibição conta, ainda, com trechos de entrevistas feitas pela pesquisadora Carolina Alves, em 2016. As imagens foram produzidas pela repórter fotográfica Mariana Raphael.

Serviço

"Entre tanto amor, o hospital"
Data: até 10 de dezembro
Hora: 6h às 23h30 (segunda a sábado) e 7h às 19h (domingos)
Local: Metrô Águas Claras – Avenida Pau Brasil
Entrada gratuita para quem pagar o bilhete do metrô

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.