Novo espaço de convivência fica atrás da administração do Taguaparque e faz parte do projeto Brasília Capital do Ipê, uma parceria entre Correio Braziliense, TV Globo, Governo de Brasília e Digital Group

As 26 árvores de ipê roxo plantadas no Taguaparque devem florir pela primeira vez no final de 2021(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

O projeto Brasília Capital do Ipê inaugurou na manhã deste sábado (22/12) mais uma praça com a árvore-símbolo da cidade. Desta vez, Taguatinga foi beneficiada pela ação, uma parceria entre o Correio Braziliense, a TV Globo, Digital Group e o Governo do Distrito Federal. Chamada de Praça do Respeito, o novo espaço de convivência fica atrás da administração do Taguaparque e recebeu 26 mudas de ipê roxo.

As árvores que expressam o respeito devem florir completamente em 2021 — em geral, uma muda de ipê leva aproximadamente três anos para a primeira florada. A ideia do espaço é promover a reflexão e conscientização sobre o valor e a importância do sentimento entre os brasilienses.

O novo equipamento público conta ainda com 50 bancos de concreto, 30 paraciclos para ciclistas, 14 perfilados e 22 lixeiras. Além dos ipês roxos, o espaço recebeu ainda o plantio de 11.694 metros de grama e mais de 12 mil mudas de flores. Ao todo, são 17 mil metros de área de convivência. 

Durante a inauguração, os moradores da região tiveram aulas de dança. Além disso, diversos órgãos do governo local, como Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Serviço de Limpeza Urbana (SLU), enviaram equipes para realizar serviços na praça.

O investimento para a construção da Praça do Respeito, a terceira do projeto Brasília Capital do Ipê, foi de R$ 645.257,56. Antes, a Praça da Paz, concluída em março de 2016 com ipês brancos no Parque da Cidade, e da Cidadania, concluída em julho de 2017 com flores amarelas atrás do Teatro Nacional, já haviam sido entregues à população brasiliense. A entrega da última praça do projeto, a do Amor, em Sobradinho, está prevista para ocorrer em 2019.

Fonte: CB