Inscrição em editais para ocupações culturais em 2019 começa na segunda (10), pela internet. Anúncio foi feito na noite desta sexta (7), no lançamento da Política Setorial do Teatro do DF.

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) abre as portas para a comunidade artística do Distrito Federal. Os editais de chamamento público para as ocupações no primeiro semestre de 2019 e a programação de dezembro foram apresentados na noite desta sexta-feira (7).O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) abre as portas para a comunidade artística do Distrito Federal. Os editais de chamamento público para as ocupações no primeiro semestre de 2019 e a programação de dezembro foram apresentados na noite desta sexta-feira (7). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Serão ofertadas vagas para divulgação de espetáculos e para residência artística. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do espaço a partir de segunda-feira (10).

A curadoria e a coordenação das atividades do Renato Russo serão conduzidas em parceria com a organização da sociedade civil Instituto Bem Cultural, selecionada pela Secretaria de Cultura para gerir o equipamento público.

Para executar plano de trabalho adequado ao perfil e às características do espaço cultural, a instituição terá orçamento de R$ 800 mil.

O vice-presidente do instituto, Leonardo Hernandes, acredita que as 12 áreas disponíveis no Renato Russo vão favorecer a produção cultural dentro e fora do espaço.
"Vamos ter uma programação muita rica e frutífera, com residências e intercâmbios com toda a cadeia produtiva cultural"Daniela Diniz, subsecretária substituta de Desenvolvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura

“A perspectiva é a de que a gestão compartilhada vai atender artistas e, principalmente, a população.”

Para a subsecretária substituta de Desenvolvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura, Daniela Diniz, parcerias com a organização da sociedade civil permitem não só decisões conjuntas como boas possibilidades de realizações.

“Vamos ter uma programação muita rica e frutífera, com residências e intercâmbios com toda a cadeia produtiva cultural”, avalia Daniela.
Política de fomento para teatro

Durante a apresentação da gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo, foi lançada a Política Setorial do Teatro do Distrito Federal.

A iniciativa estabelece diferentes estratégias coordenadas pelo governo para fortalecer as atividades da cadeia produtiva das artes cênicas.

O objetivo principal é contribuir para posicionar o DF como importante polo de criação, produção, pesquisa, formação e difusão do segmento teatral.

A política lançada hoje integra a Política Distrital das Artes, instituída para garantir que as especificidades de cada setor da cultura sejam atendidas por políticas públicas.

São seis políticas setoriais:
Estímulo e Valorização da Dança
Audiovisual
Leitura, Escrita e Oralidade
Música
Artes Visuais
Teatro

Editais de chamamento público para o Espaço Cultural Renato Russo
Para espetáculos
Ocupações Inscrições
Em fevereiro De 10 a 30 de dezembro
De março a junho De 10 de dezembro a 27 de janeiro
De julho a dezembro De 13 de maio a 12 de junho

Para residência artística 2019
Período Inscrições
Primeiro semestre De 10 de dezembro a 13 de janeiro
Segundo semestre De 6 de maio a 2 de junho

Pelo site do Espaço Cultural Renato Russo