Joe Valle apresentou números de sua gestão

Acompanhado de técnicos da Casa, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), realizou coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13). No encontro com os jornalistas, foi divulgado o Relatório "Atuação e Ações", referente às atividades desenvolvidas pela CLDF ao longo dos dois últimos anos da atual legislatura. Segundo o parlamentar, a principal diretriz da gestão foi "ressignificar" o Legislativo local por meio de três eixos: ampliação da transparência, participação social e controle de gastos.

A apresentação teve como guia o Portal da CLDF que, a partir de hoje, dá mais destaque às ferramentas de interação popular. Projetos como Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova), Portal de Dados Abertos, TV Web, eDemocracia e Câmara em Movimento agora podem ser facilmente acessados por meio de ícones próprios na página inicial. O novo Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-Sic), gerenciado pela Ouvidoria, também foi alvo da coletiva, mas ainda está em fase de testes. "Tais ferramentas promovem uma ampla transparência do Legislativo, estimulando a confiança e a participação dos cidadãos do Distrito Federal", afirmou Joe Valle.

O objetivo, aponta o parlamentar, é engajar a população nos processos de transparência e participação democrática. "Se eu me sinto participante, eu vou cuidar mais do Legislativo", acrescentou. Valle ressaltou, ainda, o importante papel que a imprensa, os cidadãos e os servidores da CLDF têm em demandar que tais ações sejam levadas adiante pelas próximas direções da Casa. A coletiva de imprensa também destacou o aplicativo "CLDF na sua Mão", com o qual é possível acompanhar por telefone celular as transmissões da TV Web e as notícias do Portal, além de possibilitar interações mediadas pelo eDemocracia.

Ainda sobre participação popular, Joe Valle ressaltou o projeto "Câmara Com Vida" – ação com o objetivo de estimular a população a frequentar os espaços da CLDF, para participar de debates com especialistas, visitar exposições de arte e assistir a apresentações musicais. Somente em 2018, a Casa recebeu mais de 60 mil visitantes.

Prestação de contas – Com relação ao orçamento da CLDF, o presidente anunciou uma economia histórica em 2017 – ano em que, de acordo com ele, a Casa retornou aos cofres públicos R$ 118 milhões. Em 2018, por ter assumido a contribuição patronal previdenciária de seus servidores, não será possível superar o resultado anterior, apesar das medidas de austeridade que cortaram gastos de R$ 14 milhões e da redução de 40% na verba indenizatória.

Antes de finalizar sua apresentação e responder perguntas da imprensa, Joe Valle declarou estar satisfeito com os resultados e reforçou a importância de a Casa continuar promovendo a transparência e a inserção popular. Também destacou a criação de indicadores legislativos para medir a eficiência, a representatividade, as relações Legislativo/Executivo e a qualidade das legislaturas. "Se não conseguirmos medir e avaliar, não conseguimos gerir", acrescentou.

Nayá Tawane e Victoria Kortbawi (estagiárias)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa