'O abastecimento de água da população não foi afetado', informou os bombeiros em nota de esclarecimento. Coleta havia sido divulgada nas redes sociais da corporação 12 horas antes.

G1
Cerca de 12 horas após o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal divulgar, nas redes sociais, que estava coletando água potável para ajudar sobreviventes do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, a ação foi suspensa.

Em nota de esclarecimento, os bombeiros afirmam que "o abastecimento de água da população não foi afetado" e que a informação só chegou ao conhecimento deles na manhã deste sábado (26).

Na publicação original no Facebook, o Corpo de Bombeiros se solidariza com as vítimas do rompimento da barragem e informa que as unidades operacionais receberiam as doações de água engarrafada.

Na manhã deste sábado (26), por volta das 8h50, o G1 entrou em contato com os bombeiros para obter detalhes da ação – como os locais de coleta e a data de entrega das doações. A resposta chegou às 10h40, com a nota de esclarecimento.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, informou que o DF está pronto para fornecer ajuda técnica e humanitária "se houver necessidade". Segundo ele, até as 12h, o governo mineiro havia demandado apenas bolsas de sangue tipo O negativo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Público informou que "não irá fazer, por enquanto, campanha de arrecadação de água potável, dado o alto custo para transporte e manifesta capacidade de abastecimento pela Copasa", a Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água estão sendo recolhidos no Park Shopping, das 10h às 22h, no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que fica no 3º piso.

O shopping informou ao G1 que fez parceria com uma transportadora que vai levar todos os itens arrecadados de graça até Brumadinho. A data para a entrega das doações não havia sido definida até este sábado (26).

Esclarecimento dos bombeiros

"O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal informa que, no momento, suspendeu a arrecadação de água potável destinada à população de Brumadinho, Minas Gerais.

A decisão foi tomada após o CBMDF ser informado, nesta manhã, pelo gabinete de gerenciamento de crise montado em Brumadinho que o abastecimento de água da população não foi afetado com o rompimento da barragem Mina Feijão.

As primeiras informações sobre a tragédia mostravam que havia o risco de falta de abastecimento de água potável da região, o que felizmente não ocorreu."