Segundo governador, terceiro turno na rede pública também tem início nesta semana. Primeira troca da Bandeira do ano foi comandada pela PM-DF.

Por Gabriel Palma e Gabriel Luiz, TV Globo e G1 DF

Governador Ibaneis Rocha durante entrevista na Praça dos Três Poderes — Foto: Gabriel Palma/TV Globo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou a anunciar neste domingo (6) que os mutirões para zerar a fila de cirurgia cardíacas do Distrito Federal começam já a partir desta segunda-feira (7). Segundo o governador, o “terceiro turno de expediente” – o trabalho noturno de servidores da saúde – também se inicia nesta semana.

“Já foram comprados os insumos. Eu tenho certeza que essa semana não só as cirurgias cardíacas, mas todo o plantão e toda extensão de horário, terceiro turno na rede pública também, tudo isso vai começar a funcionar para cuidar das nossas famílias e das nossas cidades.”

Para dar conta de todo o trabalho sem novas contratações, o governo aposta na liberação de de horas extras e na convocação de médicos já aposentados com a contrapartida de uma gratificação. Neste caso, o bônus seria de R$ 8 mil por 20 horas semanais de trabalho. O valor é similar ao que já é pago, atualmente, aos médicos recém-contratados na rede pública.

Essa promessa de Ibaneis na área da saúde já tinha sido anunciada no dia 2 de janeiro, no segundo dia de mandato dele. Segundo o governador, as medidas fazem parte do programa "SOS DF", lançado na sexta-feira (5). O tamanho da fila à espera de cirurgias, no entanto, não foi divulgado.

Troca da Bandeira
Primeira Cerimônia de Troca da Bandeira de 2019 — Foto: Gabriel Palma/TV Globo

As declarações do governador ocorreram durante a cerimônia da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. O evento ocorre no primeiro domingo de cada mês. A solenidade foi comandada pela Polícia Militar do Distrito Federal, com a presença da nova comandante-geral, coronel Sheyla Sampaio.

A substituição da Bandeira Nacional é uma solenidade que dura cerca de 30 minutos, é aberta ao público e promovida todo primeiro domingo de cada mês para estimular o aspecto cívico do Brasil e a memória dos símbolos nacionais. Exército, Marinha, Aeronáutica, GDF, Corpo de Bombeiros e PM se revezam na organização do evento.

“Temos que reforçar esses laços cívicos. Reafirmo nosso compromisso com a nossa Pátria. Acho que todos temos que ter esse envolvimento. Nós temos que parar com individualismo que perdurou durante muitos anos e temos que passar a viver um coletivo maior, e isso em torno dos cívicos da nação é muito importante”, disse Ibaneis na cerimônia.

Bandeira

Com 286 metros quadrados, a Bandeira Nacional fica hasteada a 100 m do chão na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ela é presa por 24 hastes de metal que significam o diálogo e a convergência entre as unidades da Federação e os Três Poderes da República. Na base do mastro está escrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria".