Nomeação foi publicada nesta quarta, em lista de 60 nomes. Na terça, governo tinha mandado suspender novas indicações por 15 dias.


Por Mônica Harada, G1 DF

Joaquim Roriz Neto (Pros), neto do ex-governador Joaquim Roriz, será subsecretário no governo de Ibaneis Rocha (MDB). A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (23), um dia após o chefe do Executivo comunicar a "suspensão das nomeações" por 15 dias no governo do DF.

Roriz Neto vai assumir a subsecretaria de Ações Comunitárias, na recém-criada Secretaria de Atendimento à Comunidade. O cargo, com sigla CNE-2, tem salário bruto de cerca de R$ 12 mil.

O neto de Roriz se candidatou à Câmara dos Deputados, em 2018, e recebeu 31.455 votos. O número não foi suficiente para garantir uma das oito vagas do DF na Casa.

Nomeação de Joaquim Roriz Neto como subsecretário de Ações Comunitárias — Foto: Reprodução do Diário Oficial do DF, 23/1/19.
Ele disse que a nomeação era aguardada e que se reunirá ainda nesta quarta-feira para se familiarizar com as diretrizes do secretário Severino Cajazeiras, que comanda a pasta de Atendimento Comunitário.

“Posso dizer nesse momento que meu entusiasmo que é grande, pois é o tipo de ação que marcou, por sua eficiência, os quatro governos de meu avô Roriz no DF.”

Joaquim Roriz Neto trabalhará diretamente com Cajazeiras, que foi vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Distrito Federal (OAB-DF) quando Ibaneis presidiu a instituição.

Suspensão das nomeações

Na terça, Ibaneis Rocha enviou uma circular à administração do GDF informando que as nomeações estavam suspensas, e que abriria exceção apenas para casos comprovadamente "indispensáveis".

Nesses casos, segundo o documento, o “pedido deverá ser encaminhado à chefia de gabinete, com justificativa que fundamente a necessidade de emergência e não observância da referida suspensão.”

Segundo o secretário Severino Cajazeiras, a determinação do governador ainda está valendo. O que aconteceu, de acordo com o chefe da pasta, foi a republicação de nomeações que deveriam ter saído antes da circular enviada pelo governador.

Além da nomeação do neto do ex-governador Joaquim Roriz, o Diário Oficial do Distrito Federal publicou a nomeação de mais de 60 servidores para nova secretaria e para a Administração Regional do Varjão.

Sobre a nomeação de Joaquim Roriz Neto, Cajazeiras acrescentou que o nome da família Roriz tem tradição na área social e acha que o novo subsecretário contribuirá com novos projetos.

“A subsecretaria que ele vai assumir atende muito a comunidade. Eu acho que ninguém melhor do que ele, que foi candidato, andou nas comunidades e tem projetos relacionados com a pasta que ele vai assumir”, disse.