Editais incluem vagas para portadores de diploma, estudantes indígenas, além de Sisu e habilidades específicas.

G1
A Universidade de Brasília (UnB) tem, nesta sexta-feira (5), quatro editais abertos para acesso a cursos de graduação. Os processos seletivos são voltados para diferentes públicos – estudantes indígenas, portadores de diploma, inscritos no Sisu e/ou que já fazem faculdade em outras instituições.

No caso de quem já tem curso superior, o prazo para inscrições termina nesta sexta. O mesmo aconteceria com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas o Ministério da Educação prorrogou as inscrições até a noite de domingo (26) em razão de problemas técnicos.

Veja, abaixo, detalhes sobre cada edital de graduação:

SiSU

Esse é o método mais amplo, voltado para estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Neste ano, a UnB oferece 1.988 vagas para 89 cursos de graduação, nos quatro campi e em todos os turnos, com início já no primeiro semestre.

As inscrições começaram na terça (22), no site do SiSU, e vão até as 23h59 de domingo (26) graças à prorrogação anunciada pelo MEC. O resultado será divulgado na segunda (27).

No início do ano, o SiSU substitui o vestibular como método principal de acesso à UnB. Para as vagas do segundo semestre, a universidade ainda aplica o próprio vestibular.

Vestibular indígena

As inscrições gratuitas para essa seleção começaram em dezembro, e vão até 15 de fevereiro. Ao todo, a UnB oferece 85 vagas nesse edital, distribuídas em 30 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina.

O vestibular é voltado para alunos indígenas que tenham cursado – ou ainda estejam cursando – a maior parte do ensino médio na rede pública. Também vale para alunos da rede particular que receberam bolsas de, pelo menos 50% da mensalidade.

O edital existe porque a Fundação Universidade de Brasília firmou acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A avaliação é baseada em uma prova objetiva, uma redação em língua portuguesa e uma entrevista pessoal.

As provas devem acontecer em 23 de março, nos seguintes locais:

Aracruz (ES) (Aldeia Caieiras Velhas);
Boa Vista (RR);
Brasília (DF);
Manaus (AM),
São Gabriel da Cachoeira (AM),
Tabatinga (AM) e
Tacaratu (PE) (Aldeia Brejo dos Padres).

Portador de diploma

A UnB também abre vagas específicas para pessoas que já têm ensino superior completo, e buscam uma nova graduação. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito alguma das provas do Enem entre 2014 e 2018, e apresentar essa nota para a "competição".

Neste caso, é preciso apresentar, além dos documentos básicos de identificação:

histórico escolar do curso superior,
programa, ementa e bibliografia das disciplinas, e
diploma de curso superior.

A taxa de inscrição para esse processo seletivo é de R$ 100, e o prazo termina nesta sexta (25). Neste ano, a UnB abriu 633 vagas em 97 cursos, e o ingresso só acontece no segundo semestre deste ano. Há vagas nos quatro campi da instituição.

Transferência facultativa

Estudantes que já fazem faculdade em outras instituições e querem migrar para a UnB também têm vagas abertas. A inscrição vai até a próxima terça (29), no site do Cespe, e também custa R$ 100.

A opção vale para quem cumpriu no mínimo 20%, e no máximo, 75% da carga horária exigida pelo curso na UnB. Também é preciso usar a nota do Enem realizado entre 2014 e 2018. A análise de histórico escolar é outro quesito.

O edital lançado neste ano oferece 633 vagas em 97 graduações, para ingresso no segundo semestre de 2019.