Rafael Prudente, com 35 anos, é o presidente mais jovem da história da Câmara Legislativa.

Uma sessão ordinária com caráter solene abriu na tarde desta terça-feira (5) os trabalhos da 8ª Legislatura (2019/2022) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com a presença do governador Ibaneis Rocha, do vice-governador Paco Britto e outras autoridades do GDF. O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), ressaltou o sentimento de mudança verificado nas últimas eleições e prometeu um Legislativo afinado com as demandas da população. "A política é o único instrumento de transformação da sociedade e por isso tem que ser respeitada e valorizada", afirmou.

O governador Ibaneis pregou parceria entre os dois poderes para a superação dos desafios, especialmente nas áreas de saúde, segurança, educação e geração de empregos. Segundo ele, o DF está bastante endividado, mas há condições de sanear a situação com trabalho e responsabilidade. Para o governador, o debate com a Câmara é fundamental para o aperfeiçoamento das propostas do Executivo. "Temos que pensar em Brasília não só nos próximos quatro anos, mas para os próximos 40 anos", assinalou.

A sessão começou com a apresentação dos hinos Nacional e de Brasília pela banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Em seu pronunciamento, Rafael Prudente reforçou o momento difícil vivido pelo DF e pelo País. Prudente disse que os distritais e o novo governo "não podem fracassar". Ele garantiu que vai ouvir os colegas e prometeu atuar com "muita energia, humildade, garra e trabalho".

Ao destacar que é o deputado mais jovem a assumir a presidência da Casa, 35 anos, Rafael Prudente lembrou que seu pai, Leonardo Prudente, também exerceu a função há 10 anos. "A Câmara Legislativa precisa prestar um bom serviço, a um custo menor. Quero apresentar aos deputados no decorrer deste semestre uma proposta para reduzir os custos e o orçamento do poder legislativo para os próximos 4 anos, mesmo a CLDF representando somente pouco mais de 1% do orçamento do DF", disse.

O presidente da Câmara também defendeu um pacto pela cidade, como alternativa para melhorar a qualidade de vida. Entre os temas que classificou como urgentes, citou saúde, segurança, educação, geração de empregos e desburocratização do Estado. Prudente mencionou individualmente cada um dos deputados, reforçando que trabalhará em conjunto pelas pautas e bandeiras de cada um deles.

Rafael Prudente entregou aos presentes um portfólio com os principais resultados do programa Câmara em Movimento e prometeu aprimorar a iniciativa. De acordo com ele, o programa levará a Câmara a todas as cidades do DF.

Estrutura – Em sua fala, o governador Ibaneis afirmou que encontrou uma estrutura de governo "envelhecida e carcomida". Segundo ele, os órgãos estão sucateados, não contam com tecnologia e o funcionalismo foi abandonado. Para exemplificar, o governador contou que a secretaria de Turismo da capital brasileira não tinha sequer uma linha telefônica.

Na área de saúde, o governador prometeu trabalhar para recuperar a rede hospitalar que se encontra "extremamente debilitada". Segundo ele, será feita uma racionalização dos gastos e implantação de sistemas e logísticas eficientes.

Ibaneis falou também sobre suas prioridades para segurança, educação e retomada do desenvolvimento econômico. De acordo com o governador, uma das estratégias para atrair empresas e gerar empregos será a utilização de parcerias público-privada. Entre as parcerias que estão sendo gestadas pelo GDF, ele mencionou a ArenaPlex (estádio e ginásio), autódromo, VLT da W3, nova saída norte, transbrasília, estação/shopping 19 do metrô em Taguatinga e aeroporto executivo.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa