Terceira edição do 'Bom para todos' será neste sábado, no Setor Comercial Sul. Organização reservou cantinho do conforto para foliões com sensibilidade a som alto.

Por Marília Marques, G1 DF

Crianças fantasiadas no bloquinho 'Bom para todos', em Brasília — Foto: Nós/Divulgação

Jovens com autismo ou algum tipo de comprometimento no sistema cognitivo, como a síndrome de Down, vão desfilar em um bloco totalmente inclusivo, em Brasília, neste carnaval. O foliões do "Bom para todos" saem às ruas do Setor Comercial Sul neste sábado (16), a partir das 13h. O evento é aberto ao público.

Sem festas adaptadas para pessoas com neuro-diversidades, quatro psicólogos – especialistas em desenvolvimentos atípicos – decidiram criar o bloquinho com as adaptações necessárias para que estes jovens pudessem se divertir à vontade. A primeira edição, em 2017, reuniu cerca de 300 pessoas.

"Queremos que daqui pra frente, pessoas que forem organizar carnavais pensem nisso", afirma Paolo Rietveld, um dos idealizadores.

"Não queremos construir locais exclusivos para pessoas com autismo, mas locais com adaptações para que elas possam viver como todo mundo, e com todo mundo".

"Portanto, não é um carnaval para pessoas com neurodiversidades, mas adaptado. O que a gente quer é sensibilizar o mundo dessas necessidades."

Bloco 'Bom para todos' em Brasília — Foto: Nós/Divulgação

Carnaval adaptado

Nas ruas, os foliões com autismo vão receber protetores de ouvido para reduzir a sensibilidade que sentem quando estão em locais cheios e com som alto. A banda Lagartixa Chorosa, que já tocou em outras edições da festa, fica responsável pelo repertório de marchinhas de carnaval.

Além disso, os organizadores pedem que o público não leve cornetas ou qualquer item que cause barulhos repentinos – e, com isso, possa afetar a percepção sensorial desses jovens. Outra recomendação é evitar o uso de perfumes fortes.

"O autismo é ligado à sensibilidade auditiva, então, som muito alto ou barulhos repentinos daqueles lançadores de confetes causam irritação nessas pessoas."

Ainda assim, se algum participante precisar de apoio, a organização do bloco vai reservar um "cantinho do conforto" para distrair os foliões. Voluntários serão responsáveis por este acompanhamento.

Folião do bloco Bom para todos, em Brasília — Foto: Nós/Coletivo

Programe-se

Bloco 'Bom para todos'
Data: 16 de fevereiro
Horário: concentração às 13h
Local: SCS, quadra 4
Entrada gratuita