Objetivo é aprimorar a gestão pública e evitar corrupção e fraude, promovendo agilidade nas contratações.
AGÊNCIA BRASÍLIA

Para orientar os administradores regionais sobre análise de contratos públicos, licitação e prevenção a fraude e corrupção, a Secretaria Adjunta das Cidades, representada pelo secretário Gustavo Aires, promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (20) com a presidente-conselheira do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Anilcéia Luzia Machado, na sede do tribunal. Na ocasião, foram discutidos os principais pontos a serem abordados no curso que será voltado aos administradores regionais e coordenadores de administração geral (COAGEs).

A iniciativa do governo foi bem recebida por Anilcéia, que, juntamente com seu corpo técnico, vai receber as demandas levantadas pelas administrações e apresentar a ementa do curso, de forma que este seja completo para sanar questões existentes e convergir em conhecimento.

Boas práticas

Na avaliação do secretário-geral de controle externo do TCDF, Francisco Souza, essa é uma boa oportunidade para os gestores públicos. “Uma das vantagens é que as experiências e boas práticas serão repassadas de um para outro”, destaca. Francisco lembra que a troca de experiências é importante para promover celeridade e assertividade nas contratações de serviços e materiais nas administrações regionais.

“É importante que todos os gestores participem dessa iniciativa, pois esse é um ato pedagógico para inibir erros e falhas processuais para fazer ou deixar de fazer algo que é estabelecido pelo Tribunal de Contas”, ressalta Gustavo Aires.

O curso está em fase de estruturação. Serão duas turmas, a primeira composta por administradores regionais e, a segunda, pelos COAGEs. Além do TCDF e a Secretaria Adjunta das Cidades, a Secretaria Adjunta de Governança e Compliance, da Casa Civil, estará coordenando os fundamentos focada em aplicar ensino de qualidade para garantir o pleno funcionamento dos serviços prestados ao cidadão.