Com a reabertura dessas três delegacias, o número de unidades que voltaram a funcionar 24h na gestão Ibaneis Rocha chega a 11.
Por Gizella Rodrigues 

Mais três delegacias voltam a funcionar em regime de plantão no Distrito Federal. A Polícia Civil anunciou nesta quinta-feira (28) que as delegacias do Cruzeiro (3ª DP), Lago Norte (9ª DP) e Lago Sul (10ª DP) voltarão a atender a população durante 24 horas nesta sexta-feira (1º de março).

As respectivas unidades policiais funcionavam de 9h às 19h de segunda a sexta-feira. Agora, o registro de ocorrências poderá ser feito em período integral, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Com a reabertura dessas três delegacias, o número de unidades que voltaram a ter plantão na gestão Ibaneis Rocha chega a 11. No lançamento do SOS DF Segurança, nos primeiros dias de governo, o GDF reabriu duas importantes delegacias: a 19ª DP, em Ceilândia, que também atende o Sol Nascente, e a 11ª DP, no Núcleo Bandeirante.

No dia 1º de fevereiro, voltaram a atender os cidadãos brasilenses durante regime ininterrupto a 2ª DP, na Asa Norte, e a 32ª DP, em Samambaia Sul. Também foram reabertas a 1ª DP (Asa Sul), a 4ª DP (Guará II), a 29ª DP (Riacho Fundo) e a 38ª DP (Vicente Pires).

Quatro delegacias ainda funcionam das 9h às 19h e somente nos dias úteis: a 8ª DP (SIA), 14ªDP (Gama Centro), 17ª DP (Taguatinga Norte) e 31ª DP (Planaltina). A proposta de reabertura dos plantões ininterruptos em todas as delegacias circunscricionais faz parte do SOS DF Segurança e é promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha.

As delegacias vão funcionar 24h apenas para o registro de ocorrências. As prisões em flagrante continuam sendo encaminhadas para a Central de Recepção de Flagrantes (Ceflag), que funcionam na 1ª DP (Asa Sul), 5ª DP (área central de Brasília), 6ª DP (Paranoá), 12ª DP (Taguatinga Centro), 13ª DP (Sobradinho), 15ª DP (Ceilândia Centro), 16ª DP (Planaltina), 20ª DP (Gama Oeste), 21ª DP (Taguatinga Sul), 24ª DP (Setor O – Ceilândia), 26ª DP (Samambaia) e 27ª DP (Recanto das Emas).

A reabertura das delegacias foi possível graças à aprovação da Lei nº 6.261, que instituiu o serviço voluntário na Polícia Civil do Distrito Federal. As equipes de plantão estão sendo reforçadas por policiais civis de folga que prestam serviço voluntário. (Com informações da Agência Brasília)