Sessão solene proposta por Robério Negreiros

Com o tema "Ninguém fica pra trás", o Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, foi celebrado na tarde desta segunda-feira (18) no plenário da CLDF. A campanha deste ano quer "explicar como a falta de conhecimento sobre o potencial das pessoas com Síndrome de Down faz com que essas pessoas sejam deixadas para trás", de acordo com o Movimento Down. O objetivo é inverter esse cenário e não deixar ninguém para trás.

O presidente da solenidade, deputado Robério Negreiros (PSD), defendeu "o acesso a oportunidades" para que os indivíduos com a Síndrome de Down possam exercer suas potencialidades e talentos. Nesse sentido, pessoas com a síndrome foram as grandes protagonistas das apresentações de música, dança, teatro e desfile durante a solenidade. Muitos deram depoimento sobre suas histórias de vida, como o artista plástico e ator, Lúcio Piantino, e a fotógrafa Jéssica Mendes, que defendeu a atuação das pessoas com a síndrome como autodefensores. Atualmente, Jéssica é vice-diretora da Federação Down da região Centro-Oeste.

Mãe de um filho com Síndrome de Down, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do DF, Diva Marinho, destacou a importância da empregabilidade. Ela comemorou o fato de o filho, Ricardo Marinho, de 47 anos, ter completado 15 anos de carteira assinada. Pais presentes na sessão anunciaram que haverá a Caminhada pela Inclusão de Pessoas com Síndrome de Down no Parque da Cidade no próximo domingo (24). Para dar suporte ao evento, o deputado Robério Negreiros (PSD), disse que apresentará projeto inserindo a Caminhada Down no calendário oficial do DF. "Existem bandeiras que não têm partido e esta da inclusão é uma delas", declarou o deputado Leandro Grass (Rede). Também os deputados Iolando (PSC) e Jorge Vianna (Podemos) se manifestaram a favor da causa Down.

Ao término da solenidade, modelos do Fashion Inclusive desfilaram no plenário. O projeto, que existe desde 2010, expandiu para o restante do País a proposta "o preconceito está fora de moda". Moções de louvor foram entregues a defensores da inclusão Down.

Clicando por aí – Ainda como parte do Dia Internacional da Síndrome de Down, acontece no foyer do plenário a exposição de fotos do projeto "Clicando por aí", que inclui pessoas com Síndrome de Down no universo da fotografia. Participante do projeto, Wagner Albuquerque (foto), de 28 anos, fotografou a solenidade de hoje. 

Franci Moraes
Fotos: Sílvio Abdon e Fabrício Veloso
Comunicação Social - CLDF