Centros de Atendimento ao Turista foram reabertos no aniversário de Brasília

Resultado de imagem para Centros de Atendimento ao Turista foram reabertos no aniversário de Brasília
Os CAT da Casa de Chá e dos setores Hoteleiro Sul e Norte funcionarão todos os dias da semana das 9h às 18h
*Agência Brasília

A Secretaria de Turismo (Setur – DF), em parceria com o BRB, entregou, no domingo (21), três Centros de Atendimento ao Turista (CAT). Em um pouco mais de quatro meses do novo Governo do Distrito Federal, serão reativados os centros dos setores Hoteleiro Sul e Norte, que estavam fechados desde o fim da Olimpíada 2016.

Já o da Casa de Chá, que passou por uma revitalização na última semana, abriu as portas com um novo visual ao som do Quarteto da Escola de Música de Brasília . O grupo composto por oboé, viola, violoncelo e violino apresentou repertório de Wolfgang Amadeus Mozart. O horário de funcionamento dos três centros de Atendimento ao Turista será das 9h às 18h, durante todos os dias da semana.

De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, os centros de Atendimento ao Turista de Brasília estarão essencialmente alinhados com o que se espera de um espaço destinado a turistas e à população. Além de acolhimento, informação e bom atendimento. “Os CATs serão espaços multifuncionais que vão refletir a identidade da cidade, a alegria dos brasilienses, a efervescência de tudo o que somos e produzimos.

Cada CAT será como uma mini-Brasília.” Os turistas que visitarem a capital encontrarão nos Centros da Casa de Chá e nos CATs Asa Norte e Sul a cidade moderna que é Patrimônio Cultural da Humanidade, Cidade Criativa do Design pela Unesco e que foi concebida e construída por pessoas arrojadas, inovadoras e empreendedoras. “Os novos Centros de Atendimento ao Turista serão locais de experiências e múltiplas sensações. Brasília tem todos os atributos para se tornar um dos grandes destinos turísticos e dos mais desejados do nosso país. É a nossa capital,”, enfatizou a secretária de Turismo.

Vanessa Mendonça destacou que a Secretaria de Turismo está atuando nas necessidades emergenciais e estruturantes em conjunto com todas as secretarias do GDF e órgãos federais na busca de soluções e ações que impulsionem o Turismo na Capital Federal. A secretária reforça ainda a capacidade de desenvolvimento econômico que o turismo traz em si, pois movimenta uma enorme cadeia de serviços e produtos, gera emprego e traz receita. “Vamos oferecer aos nossos turistas cada vez mais apoio, com informações, serviços e roteiros elaborados em parceria com todo o trade turístico. Essas ações estarão ampliadas nos CATs que mostrarão essa nova Brasília. Uma cidade muito interessada em acolher bem seus visitantes e em promover todas as suas regiões para o Brasil e para o mundo”, ressaltou.

Um dos exemplos é a parceria com o BRB na revitalização e reativação dos CATs. Esse é o início de um trabalho conjunto entre a Setur e o Banco de Brasília que irá proporcionar investimentos e melhorias constantes na atividade turística da capital. “O BRB está ao lado da Secretaria de Turismo em mais essa iniciativa. Somos o banco que se identifica e valoriza a cidade. Apoiando o Turismo reafirmamos nossa identidade e apoio à geração de emprego e renda no setor”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

De acordo com a secretária de Turismo, os CATs são pontos de referência para quem quer conhecer qualquer cidade no Brasil e no mundo. “Temos uma cidade repleta de atrativos e com grande variedade de práticas de turismo. Precisamos receber bem quem chega a Brasília. Dar opções de atividades, sejam elas históricas, culturais, gastronômicas, religiosas, ecológicas. Uma boa experiência em um CAT favorece que o turista aprecie a cidade e saia daqui com vontade de voltar e indicar Brasília para parentes e amigos”, frisou Vanessa Mendonça.

Histórico – Desde janeiro deste ano, a Setur tem empreendido esforços e buscado parcerias para reformar e reativar os CAT’s. Os dois centros de Atendimento ao Turista dos setores hoteleiros Sul e Norte passaram por pintura; trocas de louças, de blindex e de portas; checagem e reforma das partes elétricas e hidráulicas. O mobiliário e a decoração são peças feitas e concedidas por artesãos de Brasília.

O CAT da Casa de Chá na Praça dos Três Poderes foi pintado, o mármore do piso foi polido e as paredes receberam limpeza específica para o mármore bruto. Além disso, o mapa, localizado em frente ao Centro de Atendimento que estava com a imagem queimada e apagada devido à ação do tempo, foi trocado. O mobiliário e decoração dessa unidade foram cedidos por designers da cidade.

Próximos passos – Assim que a Torre de TV Digital for reaberta ao público, uma nova unidade do Centro de Atendimento ao Turista será reativada e funcionará nos dias em que a Torre estiver aberta para a população, das 9h às 17h, mesmo horário de funcionamento do monumento.

Em breve, o Aeroporto voltará a fornecer serviço de atendimento ao turista. A Secretaria de Turismo conseguiu junto à Inframérica a liberação de uma loja na área do desembarque para montar um CAT. A elaboração do contrato de uso do local já está em fase de finalização. Um espaço na Rodoviária Interestadual também está sendo negociado.

Serviço:
Funcionamento de segunda-feira a segunda-feira, das 9h às 18h
CAT Casa de Chá – Praça dos Três Poderes
CAT Setor Hoteleiro Sul – Quadra 1, próximo ao Hotel Nacional
CAT Setor Hoteleiro Norte – Quadra 1, ao lado do Kubitschek Plaza

*Com informações da Secretaria de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.