Governador em exercício, Paco Britto debate com equipes do governo medidas em relação às fortes chuvas e ventos na capital. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Corpo de Bombeiros está com efetivo de plantão para atender áreas atingidas e Novacap fará atendimento, quando necessário, no horário em que for acionada. Já o Detran está de sobreaviso para bloquear vias e tesourinhas

Por Ian Ferraz
O Governo do Distrito Federal definiu, nesta segunda-feira (22/4), medidas de ação e prevenção sobre as chuvas e ventos fortes na capital. Em reunião no Palácio do Buriti, o governador em exercício, Paco Britto, determinou a execução imediata das providências tomadas.


O Corpo de Bombeiros Militar está com efetivo de plantão para atender áreas atingidas pela chuva. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), por sua vez, terá o trabalho com equipes de plantão, retirado em governos anteriores, retomado. Isso significa que a estatal fará o atendimento, quando necessário, no horário em que for acionada.

“Estamos unidos e interligados. É dar ação imediata para atender mais de perto e mais rapidamente a população do DF”, disse o governador em exercício.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) está de sobreaviso para bloquear vias e tesourinhas em caso de novas chuvas. Essa interrupção temporária, como medida de proteção à população, poderá ocorrer nas quadras 202, 203, 209, 210 e 711 Norte, ou em qualquer outra desde que necessário.

A Secretaria de Obras avalia projetos a longo prazo e estuda a necessidade de contratação de obras para drenagem.

Ações tomadas pelo GDF:

– Desobstrução de estação do Metrô;
– Atendimento do Na Hora normalizado;
– Onze inundações resolvidas pelo Corpo de Bombeiros;
– Quarenta cortes de árvores pelo Corpo de Bombeiros;
– Vias da W3 Norte (sentido sul) liberada às 11h;
– Estudo da situação do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), afetado pelas chuvas;
– Aviso de interdição de tesourinhas nas entrequadras da Asa Norte em caso de necessidade;
– Limpeza das bocas de lobo das quadras 209/210/711/202/203 Norte.