Descoberto artista quando trabalhava como lavador de carros no estacionamento da Câmara dos Deputados, Hosana Bezerra começou a expor profissionalmente em 2004, em uma mostra coletiva no Congresso Nacional. A partir de então, participou de diversas exposições em Brasília, chegando a ter obras exibidas nos Estados Unidos. Agora, cinco anos depois, volta a mostrar suas telas de intenso colorido na Câmara Legislativa do DF, onde fica em cartaz durante este mês de abril.

Nascido em Recife (PE), Hosana Bezerra chegou a Brasília no final da década de 1980, encantou-se com as formas simétricas da cidade planejada por Lucio Costa e passou a observar as obras de arte públicas, como os mosaicos e azulejos de Athos Bulcão, indissociáveis da arquitetura de Oscar Niemeyer.

Autodidata, o artista construiu a carreira inspirando-se nas características da Capital, principalmente, em seus aspectos mais marcante. Apaixonado por desenho desde a infância, ele costumava frequentar as exposições no Congresso Nacional. E, ao entrar naquelas dependências para devolver as chaves dos veículos de seus clientes também tinha contato com as diversas obras – pintura, escultura e fotografia – espalhadas pelas Casas legislativas, onde iria expor diversas vezes em mostras coletivas e individuais.

Os quadros de Hosana Bezerra se inserem na tradição da geometria abstrata, tão cara à arte brasileira. A maioria das telas têm cores fortes que preenchem formas reconhecíveis na paisagem urbana de Brasília. Em seus exercícios picturais, ele procura deixar perceptível para o observador esse compromisso com a cidade que lhe fez artista.

Geometria Abstrata – O encontro das cores com as linhas e curvas da Capital Federal
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 30 de abril
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada franca

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa