Autor da homenagem, Reginaldo Sardinha destaca relevância econômica da manifestação cultural.

A Câmara Legislativa do DF realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Quadrilheiro, quinta-feira (30), no auditório, às 19h. A iniciativa é do deputado Reginaldo Sardinha (Avante), o encontro promete reunir representantes das 40 quadrilhas da cidade.

Para o parlamentar, a solenidade é uma forma de valorizar a dança tradicional das festas juninas. "Representações artísticas como as quadrilhas são de suma importância para a cultura brasileira e precisam do devido reconhecimento", conta o distrital.

Além da importância cultura e do empenho dos quadrilheiros durante os seis meses de preparação, Sardinha chama atenção para a movimentação do comércio local. "Precisamos lembrar que o período aquece o mercado brasiliense com a venda dos produtos específicos para decoração; vestimentas; comidas e outras", frisa o autor do evento. Está confirmada a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido.

O Circuito Brasília Junina é comandado pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LINQ/DFE). A competição ocorre desde 2001, passando por diversas cidades do DF e Entorno, e faz parte do Calendário Oficial do DF.

Este ano a edição está organizada em dois módulos: Especial e Acesso. A disputa acontecerá em sete etapas, sendo quatro para o grupo especial, três para o de acesso e fechando com o evento nacional. Os eventos serão realizados em cada região administrativa, com apresentações em nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), a partir das 18h.

Dia do Quadrilheiro - Apesar das quadrilhas terem chegado ao Brasil no ano de 1820, o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino foi instituído apenas em 2011. Comemorado sempre em 27 de junho, a data foi uma conquista para a quadrilhas e quadrilheiros de todo o Brasil que passaram a ter um dia para representar todo o esforço para manter a grandiosa cultura junina viva.

Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa