Homenageado foi primeiro brasiliense presidir o Conselho Regional de Contabilidade do DF

O Dia do Profissional de Contabilidade – celebrado em 25 de abril – foi comemorado em sessão solene da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (24). Realizada por iniciativa dos deputados Rafael Prudente (MDB) e Robério Negreiros (PSD), a solenidade foi marcada pela entrega do Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao contador Adriano de Andrade Marrocos.

Presidindo a sessão solene, Negreiros afirmou que "as cifras sempre nortearam nosso modo de vida" e enalteceu a função dos profissionais de contabilidade na "busca por gestões econômicas eficientes". Formado em Contabilidade, o secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, André Clemente, prestigiou a solenidade e apontou a importância dos profissionais contábeis tanto para a Administração Pública como para o setor privado. Já o vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Marco Aurélio de Almeida, destacou a profissão como "peça-chave" para o sucesso das empresas.

Profissional de contabilidade é o termo que engloba tanto contadores (com curso universitário de Ciências Contábeis) quanto técnicos em contabilidade (com curso técnico de ensino médio). Para exercer a profissão, eles precisam ser aprovados em exame de suficiência e se registrarem em conselho regional. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há quase 350 mil contadores e 169 mil técnicos em todo o Brasil. No DF, estão registrados 14,3 mil profissionais da área: 9,9 mil contadores e 4,4 mil técnicos.

Honraria – O novo cidadão benemérito de Brasília é filho de pioneiros da construção da capital. Nascido na Vila Planalto em 1966, Adriano Marrocos se formou em Ciências Contábeis em 1990 pelo Centro Universitário do DF (UDF) – onde leciona há 22 anos. O contador foi o primeiro brasiliense a assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

Autor do projeto de outorga do Título de Cidadão Benemérito de Brasília, o ex-distrital Raimundo Ribeiro considera que a honraria é uma homenagem à própria cidade, "que conta com uma pessoa da qualidade de Adriano Marrocos". Além de homenagear o contador, Ribeiro cumprimentou os demais profissionais contábeis: "Mais do que nunca, o Brasil precisa desses profissionais, que precisam subir ao palco para esclarecer uma série de coisas para a população".

Ao agradecer a homenagem, Marrocos apresentou uma série de princípios que norteiam a sua atuação, a exemplo da transparência, do zelo e da responsabilidade com o patrimônio dos outros. Ele aproveitou para apresentar alguns desafios que a carreira tem enfrentado, como dificuldades com a Junta Comercial do DF e limitações em algumas normas e leis. O contador cobrou, ainda, mais espaço para participar do processo de construção de leis: "Podemos e queremos contribuir e participar".

Ao final da solenidade, o deputado Robério Negreiros entregou moções de louvor a alguns profissionais de contabilidade.

Denise Caputo
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa