Resultado de imagem para Mitos e Verdades sobre Atividade Física
Atualmente, muito se fala sobre vida saudável, ou fitness, em todos os lugares. Com o acesso à internet, acabam surgindo informações não tão verdadeiras por aí, além de muita gente criando dietas e coordenando atividades físicas sem ser, necessariamente, um profissional da saúde. Nesse processo, é comum que procuremos aumentar os resultados e minimizar o tempo e o esforço gastos com os exercícios. E é exatamente nessa hora que nos deixamos enganar por alguns mitos que nos sirva como um atalho para os resultados desejados.


Existem inúmeros mitos sobre as atividades físicas correndo soltos por aí. Certamente você já deve ter ouvido algum na academia, lido em uma revista ou visto na internet. Mas devemos ter muito cuidado, pois essas crenças podem acabar prejudicando a sua busca pela boa forma e um corpo saudável. Para esclarecer as dúvidas mais freqüentes, falaremos sobre os principais mitos e verdades que giram em torno do mundo fitness. 

1. A gordura vira músculo? 

Mentira. A gordura não vira músculo, o que pode acontecer é você gastar mais calorias originárias das gorduras. A única maneira de eliminar as células de gordura é por meio de cirurgias, como a lipoaspiração. Então o que ocorre é uma diminuição do volume dessas células adiposas quando você concilia treino com dieta, mas elas ainda existem no seu organismo. 

2. Musculação faz perder peso? 

Verdade. A musculação auxilia no aumento da massa muscular (massa magra) e contribui para acelerar o metabolismo, diminuindo a gordura corporal. Em relação à balança, pode haver variação ou não devido à substituição da gordura por massa muscular, de acordo com o treino. 

3. Trinta minutos por dia é tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados? 

Verdade. Trinta minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno. 

4. A roupa utilizada pode alterar nos resultados? 

Verdade. O conceito das roupas voltadas para uso esportivo não é puramente estético, pois elas promovem melhor ventilação da pele, além da flexibilidade para os movimentos. Utilizar roupas muito quentes, em épocas de calor, para se exercitar é um erro, pois pode causar desidratação e ter mau funcionamento das reações fisiológicas durante o treino. Logo, utilize roupas adequadas para praticar esportes e de acordo com a temperatura do local onde praticará atividades de educação física. 

5. Beber água gelada com o corpo muito quente é prejudicial à saúde? 

Verdade. Água gelada com o corpo muito quente pode causar choque térmico, inflamação da garganta, entre outros problemas de saúde. O ideal é sempre beber água em temperatura ambiente enquanto se praticam exercícios. 

6. Suar é sinal de perda de peso? 

Mito. Suar não é o mesmo que eliminar calorias. O suor é a perda de água e sais minerais no corpo e, por isso, beber água é tão importante. Após repor o líquido perdido, o peso continua o mesmo. 

7. Cãibra é sinal de desidratação? 

Verdade. Além da desidratação, a falta de alongamento ou o excesso de esforço são causas das cãibras. Aliás, muitas pessoas associam a cãibra ao déficit de potássio, o que pode ser equivocado, pois as contrações estão bastante associadas aos níveis baixos de magnésio e sódio. 

8. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer? 

Verdade. A combinação é muito vantajosa, pois aumenta a queima de gordura e conseqüentemente, a perda de peso. Além disso, melhora o enrijecimento da musculatura aumentando a força e massa muscular. 

9. O aumento da massa muscular ocorre no repouso? 

Verdade. Não é durante a atividade física que você notará seus músculos atrofiando. São necessárias, minimamente, 12 horas de repouso de descanso para o músculo. Isso ocorre porque eles precisam se recuperar da energia gasta, além de refazer as micro lesões causada pelo esforço. É nesse processo que acontece a definição e o aumento dos músculos. 

10. A natação é a atividade física mais completa? 

Verdade. A natação é realmente a atividade física mais completa, porque além de trabalhar todos os músculos, ela tem zero impacto, controla a pressão arterial, melhora o condicionamento físico, proporciona o equilíbrio muscular, melhora a postura, entre outros. Pode ser praticada em qualquer idade da vida, seguindo recomendações adequadas para cada uma delas. 

11. Grávidas não podem praticar atividade física? 

Mito. Grávidas não somente podem como devem incluir atividades físicas durante a gestação. Isso porque exercícios podem trazer benefícios para a gravidez, como o melhor preparo físico cardiopulmonar, e diminuir os incômodos comuns desta fase. Observação: é importante sempre consultar um médico antes de se inscrever na academia e ter alguns cuidados, como evitar impactos, principalmente nos primeiros meses da gestação. 

12. Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado. 

Mito. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas). 

13. Estou malhando com freqüência e me alimentando bem, mas continuo engordando. 

Mito. Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas. 

14. Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias? 

Mito. Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e, assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar. 

15. É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente? 

Mito. Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos. 

16. Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular? 

Verdade. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis. 

17. Fazer musculação deixa as mulheres fortes? 

Mito. Boa parte das mulheres foge da musculação por achar que os exercícios vão deixá-las fortes, musculosas e, acima de tudo, másculas. Na verdade, o peso dos aparelhos não vai fazer nada no seu corpo além de melhorar sua força e flexibilidade. Mais uma vez, a genética entra em jogo: o fator que determina o aumento da massa muscular é a testosterona, que é produzida em quantidades muito pequenas no organismo feminino, dificultando o ganho de massa muscular. Mulheres que realmente desejam desenvolver seus músculos, como é o caso das fisiculturistas, precisam treinar pesado e ingerir quantidades astronômicas de calorias para conquistar um corpo forte e musculoso. A musculação é muito importante, pois ajuda a prevenir a osteoporose, já que a estrutura muscular e óssea feminina é mais fraca e favorece o desenvolvimento da doença.

Procure SEMPRE um profissional qualificado.
 Saúde é coisa séria.