Adiamento da prova, que tradicionalmente ocorre em janeiro, deve-se a atraso em licitação. Corrida oferece 16 mil vagas; inscrição começa na próxima terça-feira.

Por TV Globo

Corredores no Eixo Monumental na Corrida de Reis do Distrito Federal — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Tradicionalmente realizada no começo do ano, em 6 de janeiro, a Corrida de Reis 2019 foi transferida para o dia 9 de junho. Segundo o GDF, a partir do ano que vem, o calendário será retomado.

A 49ª edição oferece 16 mil vagas, que serão preenchidas por sorteio. Paralelamente, será realizada uma Corrida de Reis Mirim, para crianças de 4 a 15 anos com 1 mil vagas e sorteio de bicicletas (saiba mais abaixo).

De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, que financia a corrida em parceria com o Banco de Brasília (BRB), o atraso da competição ocorreu porque a licitação da infraestrutura não havia sido iniciada quando a nova gestão assumiu, em 1º de janeiro. A corrida vai custar R$ 700 mil.

Mais de 16 mil pessoas participaram da Corrida de Reis neste sábado (18) em Brasília — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Das vagas, 10 mil são reservadas para o percurso de 10 km. Outras 6 mil são destinadas à prova de 6 km. A idade mínima para participar da competição é 16 anos.

A inscrição abre na próxima terça-feira (16), às 12h30, no site da Secretaria de Esportes. O sorteio será realizado no dia seguinte, também às 12h30, com a divulgação instantânea do resultado.

Percurso


Os competidores que chegaram até o quinto lugar na Corrida de Reis deste sábado (18) receberam prêmios em dinheiro — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A largada da prova está prevista para as 8h no Eixo Monumental, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha. No percurso de 10 km, os atletas passarão pela Rodoviária do Plano Piloto e seguirão pela Esplanada até a Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional.

Já na corrida de 6 km, os participantes farão o percurso do Estádio Nacional até a Rodoviária, onde farão o retorno para completar a volta.

Corrida mirim

Corrida de Reis para crianças em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Corrida de Reis para crianças com entre 4 e 15 anos também será realizada no dia 9 de junho, mas começará mais tarde, às 10h30. O ponto de partida é o estacionamento do Estádio Mané Garrincha.

Os percursos variam entre 25 metros e 300 metros, em baterias divididas de acordo com a faixa etária dos participantes. As inscrições abrem no dia 27 de maio, às 12h30, e o sorteio será realizado em 29 de maio, no mesmo horário.

No dia da corrida, serão sorteadas 50 bicicletas entre todos os participantes.

Entrega dos kits


Corrida de Reis, kits (Foto: Robson Boamorte) — Foto: Robson Boamorte

Os kits dos adultos e das crianças incluem camiseta, número de identificação, chip eletrônico – que cronometra o tempo e colocação. Os utensílios serão entregues nos dias 7 e 8 de junho, das 10h às 19h, em tendas da Corrida de Reis distribuídas na área externa do Estádio Mané Garrincha.

Para retirar o kit, é obrigatória a entrega de 5 quilos de alimento não perecível. As doações serão repassadas a instituições beneficentes apoiadas pelo GDF.