A premiação final reunirá as melhores histórias em Brasília, no próximo dia 5 de junho.

O reconhecimento começou em 2001, de lá para cá, foram pelo menos 55 histórias bem sucedidas e reconhecidas pelo Sebrae e mais de 10 mil projetos municipais inscritos. No ranking das cidades mais premiadas estão Gramado (SC), Petrópolis (RJ), Cariacica (ES), Colider (MT), Três Rios (RJ), Capitão Enéas (MG), São José dos Campos (SP) e Boa Vista (RR). Para comemorar a data, iremos, a partir de hoje, contar um pouco destas histórias merecedoras de prêmios. A primeira edição do Prêmio contemplou os anos de 2001 e 2002 com projetos que fizeram diferença na vida da comunidade. E o fomento à sustentabilidade proporcionado pela agricultura familiar em Parauapebas (PA) ganhou reconhecimento nacional.

“O projeto reduziu o desemprego e proporcionou o desenvolvimento sustentável daquela região, além de viabilizar a exclusão dos atravessadores e permitir o crescimento do poder de compra da população com a redução do preço dos produtos”, explica Maura Miraglia, analista de Políticas Públicas do Sebrae. O projeto, classificado como Melhor Projeto da Região Norte “Pequenos negócios no campo” trouxe a perspectiva de estimular o crescimento dos pequenos negócios na Zona Rural do município e permitiu melhorar a qualidade de vida da população.

A premiação reconheceu o fortalecimento de três mil estabelecimentos da agricultura familiar no município, com assistência técnica em oito regionais assistidas pela Prefeitura de Parauapebas. Na época, pelo menos 1,5 mil famílias de pequenos negócios estavam envolvidas. Entre as ações do governo municipal, havia incentivo à agricultura familiar, onde 100 hectares foram destinados à fruticultura, no plantio de cupuaçu, banana, mamão e açaí. “Premiar o prefeito e reconhecer histórias de superação e conquistas que possam gerar emprego e renda. Este é o foco do Sebrae”, complementa Miraglia.

X Edição

A premiação nacional, acontece em Brasília, dia 5 de junho, a partir das 19h, na sede do Sebrae Nacional. Para comemorar os resultados alcançados, esta edição homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte, no período de 1941 – 1945. O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais, já que o crescimento econômico das cidades passa pela melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

Assessoria de Imprensa Sebrae 
Telefone(61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Cobertura Fotográfica
https://www.flickr.com/photos/sebrae_nacional/