Estrutura montada na paróquia São Pedro recebe fiéis de domingo a quinta-feira. Expectativa é de que 10 mil pessoas, por dia, participem das celebrações.

Por G1 DF

Festa de Pentecostes em 2018 — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Para facilitar a chegada dos fiéis nas celebrações de Pentecostes em Taguatinga, o Detran do Distrito Federal fez alterações de trânsito nas imediações da paróquia São Pedro, onde acontece a 21ª edição da festa, na QSD 28. A programação começa neste domingo (2) e vai até quinta-feira (6).

O estacionamento em frente ao Posto de Saúde n° 5 foi interditado e, nesta semana, vai funcionar como praça de alimentação para os fieis. A expectativa é de que o evento reúna um público de 10 mil pessoas por dia.

A interdição no local começou às 10h deste domingo (2) e deve se estender até as 22h. O evento religioso começa às 16h.

Já, de sexta (7) a domingo (9), as comemorações vão para o Taguaparque, onde foi montada uma estrutura especial para receber os fiéis.

Fieis participam de celebração de Pentecostes em Taguatinga — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Desvios no trânsito

O Detran também interditou a via lateral à paróquia São Pedro, próximo à avenida Samdu Sul. O trecho vai ser destinado a veículos da Secretaria de Segurança Pública.

Já a via de ligação do Setor D Sul/QSD 32 também foi fechada para servir de estacionamento de veículos de autoridades, imprensa e pessoas com mobilidade reduzida.

De segunda (3) a quinta (6), a interdição desses locais começa às 13h. A previsão é que, nesses dias, as celebrações ocorram das 19h às 22h.

Sinais intermitentes

Em todos os dias, o semáforo no cruzamento da QSD 26/QSD 45 ficará intermitente após o fim da celebração, e os agentes de trânsito controlarão o tráfego.

As equipes vão priorizar a saída de carros vindos das ruas internas da QSD 26. A medida visa dar mais fluidez ao trânsito.

O que é Pentecostes

Na Festa de Pentecostes, os católicos celebram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa.

O dia de Pentecostes é, geralmente, considerado o dia do nascimento da igreja cristã – o movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.