Ações educativas do DER/DF reduziram número de mortes no trânsito em vinte e oito por cento na comparação com o mesmo período de 2018
* Agencia Brasilia

Campanha do Maio Amarelo. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Movimento Maio Amarelo, realizado durante todo o mês com o objetivo de conscientizar a população sobre os alarmantes números de acidentes com mortes no trânsito teve um saldo positivo neste ano. Comparado ao mesmo período de 2018, as estatísticas apresentaram uma redução de 1 4 para 10 mortes em acidentes fatais nas rodovias distritais.

As principais causas de morte no trânsito são o uso de álcool, excesso de velocidade e o uso de celular ao volante. Uma pesquisa recente realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária demonstrou que, no Brasil, ao contrário de outros países, como China, Alemanha e Austrália, é mais perigoso ser vítima de trânsito do que de homicídio ou câncer.

Com o objetivo de reduzir as estatísticas, durante todo o ano o DER/DF trabalha com campanhas educativas de trânsito. No mês de maio, por razão do movimento mundial, a Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) intensifica as ações e só neste ano realizou 53 atividades educativas. Dessas, 13 foram ações para o público em geral em diversas regiões administrativas, 24 blitzes em rodovias e vias do DF e 16 palestras em escolas de ensino médio, faculdades, institutos federais, órgãos e empresas. Também foram promovidos passeios ciclístico e motociclístico e uma caminhada pela paz.

Em média, 42 mil pessoas foram abordadas diretamente e orientadas sobre educação no trânsito. “Atingimos o objetivo, apesar de ainda estar muito longe do ideal, mas educando a nossa população sobre como todos participam do trânsito, ainda que não sejam motoristas, conseguiremos a cada ano reduzir as estatísticas”, destacou o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior.

Em torno de 300 mil pessoas foram alcançadas indiretamente através de 16 mídias espontâneas em rádio, TV e jornais impressos e online. A diretora de Educação de Trânsito do DER/DF, Jucianne Nogueira, comemorou o destaque que o movimento recebeu pelas diferentes mídias. “O apoio da imprensa neste campanha é essencial para que possamos atingir um número maior de pessoas, que muitas vezes não conseguimos ter acesso na abordagem pessoal”.

Durante todo o mês, por iniciativa do DER/DF, diversos monumentos de Brasília foram iluminados pela cor amarela, em apoio ao Movimento Maio Amarelo.