Evento, que tem caráter social e está agendado para agosto, conta com patrocínio do governo.

Governador em exercício, Paco Britto, assina o convênio por meio do qual o GDF marca presença como patrocinador do evento /Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal firmou convênio com o Iate Clube de Brasília, na manhã desta quarta-feira (3), para o Iate in Concert, a ser realizado em agosto. Durante a cerimônia, o governador em exercício, Paco Britto; o comodoro do clube, Rudi Finger; e o secretário-executivo de Cultura e Economia Criativa, Cristiano Vasconcelos, assinaram acordo que prevê patrocínio do DF para o evento, de caráter social. Também participaram da solenidade o maestro Claudio Coheh, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o presidente da CEB, Edson Garcia, ex-comodoro do clube.

Agendada para 17 de agosto, a quinta edição do Iate in Concert será aberta por uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), que tem como regente Claudio Cohen. Para assistir, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes cadastradas junto à Secretaria de Agricultura.

Sob a forma de patrocínio, o GDF doará à orquestra R$ 30 mil, valor utilizado para a reforma e aquisição de instrumentos. “É importante levar a orquestra a todos os espaços, do Iate Clube a todas as administrações regionais, cumprindo seu papel social”, destacou Cristiano Vasconcelos.

Comodoro do Iate Clube entre 2013 e 2017, Edson Garcia defendeu a manutenção do evento e alinhou o encontro entre os representantes do clube e do governo. “É importante destacar o cunho social. O evento é aberto para toda a comunidade, que tem a oportunidade de assistir a orquestra na beira do lago e em dia de lua cheia, o que abrilhanta ainda mais o espetáculo”, destaca Edson.

Na última edição foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos, além de doações para a Orquestra Sinfônica. Em 2016, o Iate in Concert foi premiado como o melhor evento cultural de todos os clubes do país, concedido pela Federação Nacional dos Clubes.

“Ações como essa colocam a nossa cidade em destaque como capital, com uma programação fantástica, unindo nosso lago [Paranoá], um de nossos maiores patrimônios, e a orquestra”, pontuou Vanessa Mendonça. “Cultura e turismo devem caminhar juntos.”