Acordo de “entendimento” assinado entre empresa financeira chinesa promete trazer desenvolvimento para o país nas áreas de saneamento, água, educação e saúde.
Agência Brasília

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O governador em exercício, Paco Britto, firmou na tarde de hoje (4), um “acordo de entendimentos” com uma das maiores empresas financeiras do mundo, o ICBC – Banco Industrial e Comercial da China. O intuito é explorar parcerias nas áreas de infraestrutura pesada como a produção de energia, saneamento, água, educação e saúde. Na prática, a ideia é promover o financiamento externo e a entrada de investidores do país asiático nessas áreas, contribuindo para o desenvolvimento do país.

“Queremos apostar naqueles que sejam os pilares da economia moderna, julgamos que a junção da sétima economia do mundo, com o maior banco comercial do mundo só pode dar bons resultados”, observou o português João Fonseca, membro da Only Stars Consultoria e Soluções Financeiras, representante do ICBC na Europa. “O Brasil é um mercado muito próprio nessa matéria, acreditamos que o equilíbrio entre o componente chinês e a produção local seja justo”, defendeu o empreendedor.

No encontro, que contou com a presença do secretário de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues, o governador em exercício, Paco Britto, enfatizou que as portas do Distrito Federal estarão sempre abertas para parcerias e vaticinou que esse acordo de cavalheiros entre ambas as partes será salutar para a cidade. “Por determinação do governador Ibaneis, estamos abertos a parcerias, abertos para o mundo. Por isso que, é com grande prazer, que assinamos esse documento com o maior banco do mundo. O governo Ibaneis acredita que com essa assinatura teremos grandes desenvolvimentos no DF”, sinalizou.

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), é a maior corporação financeira do mundo, com ativos de US$ 4 trilhões, estruturando financiamentos de médio a longo prazo com custos reduzidos.