Pasta afirma que, inicialmente, serão oferecidas 1,6 mil vagas. Operações devem começar na próxima semana.

Por G1 DF

No primeiro semestre deste ano, já foram realizadas 600 cirurgias de catarata — Foto: Reprodução/ TV Globo

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal firmou um contrato com quatro clínicas particulares de oftalmologia para atender s pacientes com indicação para cirurgia de catarata.

Atualmente, 2,5 mil pessoas aguardam pela operação na rede pública de saúde local. Segundo a pasta, serão oferecidas inicialmente 1,6 mil vagas. O encaminhamento para a cirurgia é feito pela central de regulação da Secretaria de Saúde.

Pacientes enfrentam longa espera para fazer cirurgia de catarata na rede pública

O contrato foi firmado com as clínicas Oftalmed, Clínica de Olhos João Eugênio, CBV e Hospital de Olhos do Gama, onde os atendimentos e as cirurgias serão realizados. A validade da contratação é de um ano, prorrogável por mais 60 meses.

Os primeiros 80 pacientes foram atendidos na tarde desta sexta-feira (26) e devem começar a ser operados na próxima semana. Uma delas é Fátima Maria Martiniano, que aguarda há um ano e meio pela operação.

"Fiz uma consulta na unidade básica de saúde no início do ano passado. Fui encaminhada para o Hospital Regional de Ceilândia, onde avaliaram a necessidade da cirurgia. Estava ansiosa por uma ligação e isso aconteceu", afirma Fátima.

Pessoas com catarata começam a enxergar embaçado e precisam de cirurgia — Foto: Divulgação

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino – lente presente no olho, que absorve a luz e permite a formação da imagem. A doença tem evolução lenta, e e pode atingir apenas um olho inicialmente.

A cirurgia é o único tratamento para a catarata. O objetivo da operação é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.