Saúde firma contrato para acelerar atendimento a pacientes com catarata no DF; 2,5 mil aguardam por cirurgia

Pasta afirma que, inicialmente, serão oferecidas 1,6 mil vagas. Operações devem começar na próxima semana.

Por G1 DF

No primeiro semestre deste ano, já foram realizadas 600 cirurgias de catarata — Foto: Reprodução/ TV Globo

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal firmou um contrato com quatro clínicas particulares de oftalmologia para atender s pacientes com indicação para cirurgia de catarata.

Atualmente, 2,5 mil pessoas aguardam pela operação na rede pública de saúde local. Segundo a pasta, serão oferecidas inicialmente 1,6 mil vagas. O encaminhamento para a cirurgia é feito pela central de regulação da Secretaria de Saúde.

Pacientes enfrentam longa espera para fazer cirurgia de catarata na rede pública

O contrato foi firmado com as clínicas Oftalmed, Clínica de Olhos João Eugênio, CBV e Hospital de Olhos do Gama, onde os atendimentos e as cirurgias serão realizados. A validade da contratação é de um ano, prorrogável por mais 60 meses.

Os primeiros 80 pacientes foram atendidos na tarde desta sexta-feira (26) e devem começar a ser operados na próxima semana. Uma delas é Fátima Maria Martiniano, que aguarda há um ano e meio pela operação.

"Fiz uma consulta na unidade básica de saúde no início do ano passado. Fui encaminhada para o Hospital Regional de Ceilândia, onde avaliaram a necessidade da cirurgia. Estava ansiosa por uma ligação e isso aconteceu", afirma Fátima.

Pessoas com catarata começam a enxergar embaçado e precisam de cirurgia — Foto: Divulgação

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino – lente presente no olho, que absorve a luz e permite a formação da imagem. A doença tem evolução lenta, e e pode atingir apenas um olho inicialmente.

A cirurgia é o único tratamento para a catarata. O objetivo da operação é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.