Paco Britto, vice-governador do DF. Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

Anúncio foi feito durante cerimônia de encerramento do projeto De Olho na Saúde no Salão Nobre do Palácio do Buriti

O vice-governador, Paco Britto (Avante), anunciou na manhã desta sexta-feira (26) que, no próximo dia 7 de agosto, será lançado um projeto na área da educação – o Controle Social na Educação. Trata-se de um projeto similar ao projeto-piloto De Olho na Saúde, cujo encerramento foi feito, nesta sexta-feira (26), durante solenidade no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Com o objetivo de apresentar os resultados do projeto-piloto, além do reconhecimento das equipes envolvidas, o evento de encerramento reuniu representantes do Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá), colaboradores e coordenadores. O projeto foi implantado e organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), em parceria com a Secretaria e o Conselho de Saúde, além das administrações regionais.

Para o vice-governador, a participação da sociedade em ações coletivas proporciona ações efetivas. “Os primeiros benefícios conhecemos hoje, trazidos pelo projeto De Olho na Saúde. Os voluntários da iniciativa fizeram desde a manutenção de equipamentos hospitalares a pinturas na estrutura do hospital, além de serviços de beleza para os pacientes da unidade”, pontuou.Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

Em relação aos resultados, de acordo com a auditoria cívica realizada no HRL, pela Controladoria, entre os dias 28 e 31 de maio, foram apontadas 164 recomendações, após análise de cinco áreas – centro cirúrgico; enfermaria da clínica médica; classificação de risco; farmácias e UTI. E foi baseado em números, que o secretário Controlador-Geral, Aldemário Castro, confirmou o sucesso do projeto. Segundo ele, para cada cinco reclamações, na área da Saúde no DF, existe um elogio.


“É um dado significativo”, ressaltou. Conforme divulgou durante a cerimônia, neste ano, foram 15 mil reclamações e 3.040 elogios (em 2018, foram 19 mil reclamações e 6.300 elogios). Ele fez questão de ressaltar também que não houve gasto com dinheiro público, devido a uma série de doações feitas para o projeto.

Na ocasião, o subcontrolador de Transparência e Combate à Corrupção, Paulo Martins, apresentou o projeto aos convidados, destacando, entre outras ações, a fase de intervenção, que na sua opinião foi “a mais bonita”, oportunidade em que a comunidade, a partir dos diagnósticos, pôde atuar pelas melhorias das unidades de saúde.

Também presente ao evento, o vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rodrigo Delmasso, ao cumprimentar Paco Britto, parabenizou o governador Ibaneis Rocha, pela sanção do Projeto de Lei que cria o Fundo Distrital de Combate à Corrupção.

Objetivos

O intuito do projeto De Olho na Saúde é integrar as administrações regionais, os conselhos de saúde e os hospitais públicos do DF, visando estimular a participação ativa da comunidade, por meio do controle social, em uma perspectiva de aprimorar os serviços públicos prestados pelas unidades de saúde do DF.

Os conselheiros comunitários de saúde também foram capacitados pela CGDF. Entre eles, o presidente do Conselho de Saúde do Paranoá, João Gomes Pereira. “Foi e será um projeto de suma importância. Passei a ver a saúde com outros olhos”, resumiu.

Concordou com ele, a representante de Itapoã, Ilza de Souza, que destacou a importância do trabalho voluntário, que, frisou, proporciona melhorias para a sociedade, por meio da otimização dos serviços. Já na opinião da superintendente da Regional da Saúde Leste, Raquel Beviláquia, o projeto trouxe um olhar diferenciado, para aliviar o estresse diário dos profissionais da área.

Participaram da solenidade de encerramento os secretários de Saúde, Osnei Okumoto; da Mulher, Éricka Filippelli; administradores regionais das regiões beneficiadas pelo projeto; diretores da área de saúde; deputados distritais, Rodrigo Delmasso e João Cardos, dentre outros convidados. Ao final do evento, foram entregues certificados às equipes que atuaram no projeto.

Agenda Capital com informações da Ag. Brasília