Presidente da CLDF garante apoio da Casa ao setor produtivo

Antes de apresentar as ações do Legislativo, o presidente da CLDF foi saudado pelo empresário Paulo Octávio, que preside esse grupo de lideranças empresariais.

Apoiar os empresários para fomentar o crescimento do Distrito Federal, sem esquecer de quem está na outra ponta do setor produtivo, foi a mensagem que o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), transmitiu durante encontro do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, nesta quinta-feira (15). "A nossa missão é apoiar o desenvolvimento econômico, uma das principais ações para combater o desemprego", afirmou.

O presidente da CLDF, além de expor medidas do Legislativo local para incentivar a sociedade produtiva, bem como iniciativas para tornar a Câmara Legislativa mais presente e mais transparente para os cidadãos de Brasília, foi "sabatinado" por empresários de várias áreas presentes ao encontro, no Hotel Kubitschek Plaza. "O mais importante é estabelecermos uma sinergia entre os poderes públicos e o empresariado em prol da nossa Capital", declarou Prudente.

Antes de apresentar as ações do Legislativo, o presidente da CLDF foi saudado pelo empresário Paulo Octávio, que preside esse grupo de lideranças empresariais. Ele destacou, entre outros pontos, a presença de parlamentares jovens na Câmara Legislativa, e salientou que Rafael Prudente foi escolhido por seus pares para comandar a Casa aos 35 anos de idade. "É uma realidade ver a juventude tomando conta da política de Brasília", analisou.

Desafios – Por sua vez, Prudente assegurou que os deputados distritais encerraram o primeiro semestre deste ano "sem deixar pautas pendentes". O parlamentar citou algumas medidas que já foram tomadas: a aprovação de benefícios fiscais, inclusive a manutenção para o querosene de aviação; a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS); e o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF), entre outros.

"Isso não quer dizer que não tenhamos desafios pela frente", acrescentou o deputado, enumerando algumas proposições que entrarão na ordem do dia, como a questão dos alvarás; a nova legislação do programa de incentivos Pró-DF, e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). "Também iremos discutir as privatizações, mas estaremos atentos. Temos de avaliar se o resultado representará melhorias na prestação dos serviços para os cidadãos, assim como o preço e a arrecadação pelo GDF", explicou.

Sobre as medidas que a Câmara Legislativa vem tomando para aumentar a transparência, ele listou algumas, entre elas, a instalação de um painel eletrônico no plenário, ainda nesse semestre; a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a instituição de um Programa de Integridade (Compliance), além de uma TV Legislativa.

"Somos oriundos do setor produtivo, por esse motivo temos uma visão mais pragmática em relação ao funcionamento da máquina pública", declarou Prudente, conclamando os empresários do DF a participarem do processo legislativo. "Quando as categorias de servidores se sentem ameaçadas por alguma medida, eles costumam lotar os espaços da Câmara Legislativa. É preciso que os empresários façam o mesmo", indicou. O presidente da CLDF disse ainda que é necessário a união de todos os setores para garantir segurança jurídica e tornar o Distrito Federal "um celeiro de boas práticas".

LIDE Mulher – Durante o evento – que contou com a presença dos deputados distritais Iolando (PSC) e Robério Negreiros (PSD), ambos integrantes da Mesa Diretora; e do deputado Reginaldo Sardinha (Avante), presidente da Comissão de Constituição e Justiça – foi instituído o LIDE Mulher de Brasília, que terá à frente a advogada Lívia Moura Farias, sócia do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados. O deputado Rafael Prudente também se dirigiu às empresárias brasilienses, enfatizando o protagonismo das mulheres do setor produtivo e desejando "boa sorte" ao novo grupo de líderes que se forma.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.