Vice-governador Paco Brito compareceu ao Câmara Mais Perto de Você com um grupo de secretários de Estado.

No segundo dia do projeto "Câmara Mais Perto de Você" no Sol Nascente/Pôr do Sol, realizado nesta quarta-feira (14), representantes do governo do Distrito Federal comentaram as demandas e reivindicações feitas pelos moradores da nova região administrativa. O projeto de lei que cria a RA foi aprovado ontem (13), durante sessão itinerante da Câmara Legislativa. "O governador Ibaneis Rocha teve coragem de implantar essa nova RA, o que foi promessa de sua campanha. E isso é uma reivindicação antiga de mais de 90 mil moradores do setor", afirmou o vice-governador do DF, Paco Britto.

Com relação às demandas, os representantes do GDF se revezaram para comentar os encaminhamentos. O secretário das Cidades do DF, Gustavo Aires, se comprometeu a dar andamento à regularização da feira livre "tão logo o administrador regional assumir o posto".

Na área da saúde, o chefe da pasta, Osnei Okumoto, anunciou a destinação de R$ 1 milhão para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na QNR 2, além de R$ 750 mil para a reforma de outra UBS. O secretário afirmou, ainda, que a farmácia de alto custo da Ceilândia será reestruturada, de forma a melhor ofertar medicamentos para a população de toda a região.

Em resposta ao pedido de construção de um centro cultural, a assessora da Secretaria de Cultura, Solisângela Montes, explicou que os terrenos da RA ainda estão passando por processo de regularização. Segundo ela, a pasta deverá avaliar, junto com a comunidade, os equipamentos públicos já existentes com capacidade para abrigar atividades culturais. A assessora aproveitou para anunciar que a secretaria irá lançar, nos próximos dias, um edital voltado para áreas de baixo IDH. De acordo com ela, parte dos recursos será para projetos no Sol Nascente/Pôr do Sol.

Por sua vez, o representante da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, Rafael Lima, tratou da oferta de transporte público na região. Ele destacou que seis linhas de ônibus servem a área do Sol Nascente/Pôr do Sol, contabilizando cerca de 210 viagens/dia. Com relação ao pleito de interligar os trechos 1, 2 e 3 da região, Lima disse ser preciso "estudar" a demanda. Ele garantiu, também, que a pasta irá avaliar outra reivindicação: a de disponibilizar linha para o Condomínio Giliard.

Deliberação – No começo da tarde, antes de a sessão ser suspensa para a participação de representantes do GDF, os deputados distritais votaram moções e requerimentos. Entre as proposições aprovadas, está uma moção do deputado Fábio Felix (PSol), que manifesta "repúdio às declarações discriminatórias e xenofóbicas proferidas pelo Presidente da República contra o povo nordestino", e um requerimento do deputado Delmasso (PRB), para a realização de audiência pública para discutir a denominação da estação de metrô de Samambaia Sul, que passaria a se chamar "Estação Menino Rhuan".

Denise Caputo
Fotos: Karine Teles (estagiária)/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa