Agaciel Maia relembrou luta para começar o programa e disse que está disposto a fazer o necessário para mantê-lo ativo.

A Câmara Legislativa do DF realizou sessão solene em comemoração aos cinco anos do programa Jovem Candango, por iniciativa do deputado Agaciel Maia (PR), idealizador do projeto. O evento ocorreu no auditório da Casa, às 10h e contou com a presença de estudantes e autoridades.

O parlamentar contou sobre a luta de muitos anos para começar o programa e disse que está disposto a fazer o necessário para mantê-lo ativo. "Foram três anos e meio para implantação, na época, foi difícil. Finalmente consegui que esse programa virasse lei, sempre foi uma luta, porque é muito difícil promover a igualdade de oportunidade, e é isso que o programa jovem candango faz", explicou Agaciel.

O estudante Pedro Francisco, um dos vários beneficiados pelo programa, contou sobre a experiência que teve nesses cinco anos. "Não foram cinco anos fáceis, foram muitas batalhas para o programa não acabar. É uma ação que já ajudou mais de 24 mil jovens em situações crítica e de risco. Entramos como jovem que não sabiam de quase nada, estamos saindo como pessoas preparadas para o mercado de trabalho".

A jovem Marta Silva, participante da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI), contou sobre a importância do projeto na vida dos estudantes. "Eu não tinha nenhuma experiência no mercado de trabalho e no programa me deram a oportunidade. Não foi só um trabalho, uma aprendizagem, foi uma coisa que me agregou muito, aprendi bastante, melhorou minha relação com a família, fez eu me sentir uma pessoa mais útil e independente", contou Marta.

Continuidade - O subsecretario de Juventude, Fabiano Carvalho, destacou em primeira mão que o novo edital para o ano que vem já está sendo finalizado e o programa terá continuidade. "|Por mais que tenha suas dificuldades, é uma política essencial para o nosso Executivo. Já tive testemunhos das famílias desses jovens de que esse programa muda a vida da família inteira, ele precisa ser ampliado", ressaltou Carvalho.

Ao final da solenidade o deputado Agaciel Maia entregou certificados para os alunos de Honra ao Mérito.

Programa Jovem Candango – é um serviço de proteção social básica à população jovem de Brasília. Ao todo mais de três mil jovens, com idade entre 14 e 18 anos, vindos de famílias com renda per capita de até três salários mínimos já foram atendidas e hoje em dia estão trabalhando como Jovem Aprendiz Candango 2019.

Victoria Kortbawi (estagiaria) 
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa