Sessão solene foi proposta pelo deputado Jorge Vianna.

Inaugurado em 12 de setembro de 1960, o Hospital de Base do Distrito Federal - hoje Instituto Hospital de Base (IHBDF) - chega aos 59 anos sendo referência no atendimento de traumas e de procedimentos de alta complexidade. Em comemoração ao aniversário da unidade de saúde, a Câmara Legislativa realiza sessão solene no auditório do IHB na manhã desta segunda-feira (9).

Ao solicitar a homenagem, o deputado Jorge Vianna (Podemos), que preside a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Casa, ressalta que o hospital é o segundo maior em número de leitos de toda a região Centro-Oeste e que atende, principalmente, casos graves e emergências, além de oferecer atendimentos nas áreas de oncologia, neurocirurgia, transplantes, cirurgia cardiovascular, entre outras. O distrital destaca, ainda, o papel da unidade na formação de profissionais de saúde, lembrando que o Base foi certificado como Hospital de Ensino junto aos Ministérios da Saúde e da Educação em janeiro de 2007.

Instituto - O hospital foi transformado em Instituto Hospital de Base em 2017. Com isso, passou a ser gerido por uma entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A mudança no modelo de gestão foi feita com o intuito de facilitar a compra de materiais, remédios e outros insumos, por meio da dispensa de licitação, bem como para permitir a contratação direta de profissionais de saúde. 

Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa