Visita faz parte de um programa do GDF criado para estreitar os laços entre escolas da rede pública e representações diplomáticas.
Agencia Brasília *

Durante a visita, os estudantes participaram de jogos e diversas atividades que reforçaram seus conhecimentos sobre Trinidad e Tobago | Foto: Brenda Hada/SRI

Mais uma turma de estudantes pôde expandir conhecimentos sobre a realidade de outra nação, a partir do contato direto com integrantes da representação diplomática do país. Por meio do Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), alunos do Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama visitaram, na quinta-feira (5), a Embaixada de Trinidad e Tobago.

Acompanhado por três professoras, o grupo, de 32 alunos, foi recepcionado pelo embaixador Amery Browne. Logo na chegada, cada participante recebeu um passaporte do programa com o carimbo da embaixada. Foi o primeiro aprendizado, pois a turma teve um exemplo de como são verificados os vistos de entrada no país.

História, cultura, idioma, artes, esportes, culinária e tradições da nação caribenha foram os tópicos apresentados pelos funcionários da embaixada, por meio de exemplos, jogos e outras atividades. “Eu acho que é interessante você conhecer cultura de outros países”, disse Maria Beatriz, de 11 anos, que nunca havia entrado em uma embaixada. “É bem legal, não só para saber do país do outro, mas para conhecer mais do nosso também”.

Ampliar o campo de possibilidades e oferecer novas vivências de cidadania global para os jovens brasilienses são algumas das expectativas de quem participa do programa. “Eu acho importante conhecer a cultura de outros países para não ficar conhecendo só o Brasil”, reforçou Carlos Eduardo, de 12 anos. “O que mais gostei foi a parte do teste de conhecimento. Gostei das perguntas e respostas e das premiações que ganhamos”.

O programa

Coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), o Pepa tem o objetivo de estreitar os laços entre órgãos diplomáticos, organizações internacionais e escolas do Distrito Federal, sobretudo aquelas em áreas de vulnerabilidade social.

A iniciativa também tem como estratégia fortalecer a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS#4, ODS#16, ODS#17), ampliar o processo pedagógico para além das salas de aula e possibilitar que o corpo diplomático conheça o patrimônio cultural de Brasília e de suas diferentes regiões administrativas.

Após ter recebido os alunos, a Embaixada de Trinidad e Tobago enviará representantes ao Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama. Durante a visita, que faz parte da agenda do Pepa, será a vez de os alunos e professores contarem um pouco mais sobre onde moram. Dessa forma, é fortalecida a relação de parceria e amizade entre ambas as partes.

* Com informações da SRI