Trabalhos que se destacarem em cada etapa regional disputarão a edição distrital do Festic, na última semana de setembro.

Centro de Ensino Fundamental 05, de Sobradinho, sediou a abertura do Festic| Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília.

Projeto da Secretaria de Educação em curso em todas as escolas públicas do Distrito Federal, o Festival de Tecnologia, Educação e Ciência (Festic) tem como objetivo instituir a cultura científica nas unidades escolares. Para tanto, alunos aprendem na prática a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com resultado final avaliado para toda a comunidade acadêmica do DF.

Nesta quarta-feira (4), o Centro de Ensino Fundamental 05, de Sobradinho, sediou a abertura da edição deste ano do evento. Foram mais de duas mil pessoas na abertura, entre elas Maria Clara Dias da Silva. Com apenas quatro anos, ela já ensina as propriedades da planta “ora-pró-nóbis”.

“É uma planta muito importante que serve para curar a ameia e outras doenças. Ela também fica muito gostosa na alimentação”, explica a “professora” criança.44 projetos foram apresentados pelos educandos de Sobradinho | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O tema deste ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Os trabalhos abrangem todas as modalidades da educação, incluindo educação especial e de jovens e adultos, desde o ensino infantil até o ensino médio.

A chefe da Unidade Regional da Educação Básica de Sobradinho, Edir Pires, relata seu orgulho em mostrar a repercussão do trabalho.

“É um evento no qual a gente se empenha muito, mas o resultado final nos enche de orgulho. Os alunos nos surpreendem em todos os aspectos”, comemora a professora.

No total, 44 projetos foram apresentados pelos educandos de Sobradinho. No período em que as apresentações são feitas, professores e estudantes da área de pedagogia avaliam o melhor tema e, a partir daí, os três trabalhos que se destacarem em cada etapa representarão a unidade regional na edição distrital do Festic, na última semana de setembro. Os vencedores receberão troféus pela conquista.