Iolando frisou que sua ida para o governo ocorre num "um momento histórico' pois será "a primeira secretaria que o DF tem para cuidar, especificamente, desse segmento"

O deputado Iolando (PSC) se despediu dos colegas na sessão desta quarta-feira (18). O parlamentar vai se licenciar do cargo para assumir, amanhã (18), a cadeira de secretário da mais nova pasta do governo do Distrito Federal: a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Em seu lugar, assume o Pastor Daniel de Castro (PSC), que hoje responde pela Administração Regional de Vicente Pires.

"Esse é um momento histórico para o DF. É a primeira secretaria que o DF tem para cuidar, especificamente, desse segmento, e é a quarta do País. Não vai ser fácil, mas fiz um compromisso com o governador e com a população", disse Iolando, que destacou que a unidade federativa registra 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência. O distrital agradeceu aos colegas e colaboradores e ainda se dirigiu a seus eleitores – em sua maioria de Brazlândia –, pedindo tranquilidade e elencando diversas emendas destinadas àquela região administrativa.


A deputada Arlete Sampaio (PT) destacou que Iolando terá "muito trabalho a ser feito" e citou como exemplo a falta de acessibilidade nas ruas de Brasília. "O trabalho da secretaria deverá ser de articulação com as diversas áreas do governo", apontou.

O deputado Fábio Felix (PSol) também saudou a ida de Iolando para a nova pasta e ressaltou: "Votei a favor da criação da secretaria porque é importante dar visibilidade a pautas de minorias políticas".

Por sua vez, os distritais Jorge Vianna (Podemos) e Júlia Lucy (Novo) se comprometeram a destinar emendas para ajudar a estruturar o novo órgão e as políticas públicas da área, e a deputada Jaqueline Silva (PTB) garantiu apoio aos projetos em benefício das pessoas com deficiência. Roosevelt Vilela (PSB) também desejou sucesso ao colega.

Suplente – Pastor Daniel de Castro recebeu 11.510 votos na última eleição. Segundo sua assessoria de imprensa, ele deverá assumir a suplência na Câmara Legislativa já nesta sexta-feira (20), ainda sem horário definido.

Denise Caputo
Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa