Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (26/11/2019), a proposta de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal (Pelo) que permite a reeleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF) em um mesmo mandato. Foram 18 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, a votação em segundo turno permite a aplicação da lei já no próximo ano. A primeira etapa foi aprovada ainda na legislatura passada, durante o comando da ex-deputada distrital Celina Leão (Progressistas).

A única abstenção foi a do atual presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB). “Decidi me abster para não haver dúvidas sobre estar legislando em causa própria, apesar de não ter sido o único autor da matéria”, declarou.

O número de votos mínimos para a aprovação do Pelo é de 16 votos. O resultado impressionou porque até prováveis candidatos ao posto de chefe do Legislativo, como Claudio Abrantes (PDT), Agaciel Maia (PL) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), foram favoráveis a proposta.

Apenas a oposição se colocou contra a aprovação. Chico Vigilante e Arlete Sapaio (ambos do PT), Fábio Felix (PSol), Júlia Lucy (Novo) e Reginaldo Veras (PDT) foram contrários à proposta, que permitirá aos presidentes da Câmara Legislativa prolongar seus mandatos.

Manifestações

Chico Vigilante chegou a pedir que os colegas não aprovassem o texto. “Eu disse que isso não deu certo em lugar nenhum. Não é contra o Rafael Prudente, mas contra o processo.” Para Arlete, a aprovação criará um curral eleitoral na Câmara Legislativa. Segundo ela, dessa forma os futuros presidentes garantirão suas reeleições.

A surpresa entre os votos favoráveis foi Agaciel Maia. Pretenso candidato, ele afirmou que recebeu um pedido do próprio partido para votar favorável. Visivelmente incomodado, anunciou como votaria antes mesmo da abertura das votações.

Já Roosevelt Vilela (PSB) defendeu a aprovação. “Tem que haver a possibilidade de reeleição. Fora disso é anti-democracia. Isso também não significa que vamos reeleger o presidente, mas se ele tiver feito um bom trabalho daremos continuidade.”

Com informações do Metrópoles
Por Suzano Almeida