Vencedores do projeto pedagógico Turismo Cívico, os alunos conheceram locais como o Catetinho, o Congresso Nacional e o Memorial JK.
Agencia Brasilia

Estudantes do CED Myriam Ervilha e do CED 08 tiveram visita guiada por monumentos | Foto: Robson Dantas / Secretaria de Educação

A história de Brasília é repleta de simbolismos que estão marcados, principalmente, nos diversos monumentos históricos que estão espalhados pela cidade. Vencedores do projeto pedagógico Turismo Cívico, cerca de 50 estudantes das regionais de ensino do Recanto das Emas e do Gama ganharam a oportunidade de mergulhar ainda mais na magia que envolve a capital do Brasil e visitar diversos pontos turísticos da cidade.

Programa apresenta Brasília a estudantes de todo o país

Nesta sexta-feira (13), eles passaram por locais como o Congresso Nacional, o Memorial JK e o Catetinho. O passeio turístico se estenderá por mais dois dias, quando os estudantes terão a chance de visitar novos lugares históricos de Brasília. O roteiro do fim de semana foi fundamentado a partir de três temas: a transferência e a construção da capital no centro do país, Brasília enquanto símbolo nacional e a cidade planejada.

Movidos pela curiosidade e atentos a cada detalhe que era apresentado pelos guias turísticos, os estudantes aproveitaram com bastante energia o primeiro dia da experiência, que foi inédita para a maioria deles. Aluna do 2º ano do Ensino Médio no CED 08 do Gama, Renata Inácio dos Santos tinha apenas uma mera noção do que cada espaço realmente representa na história da cidade.Estudante do 2º ano do CED 08, Renata Inácio comemorou a oportunidade de conhecer pontos históricos da cidade onde vive | Foto: Robson Dantas / Secretaria de Educação

“No projeto que ganhamos, tivemos a oportunidade de conhecer outros lugares das nossas próprias cidades e tivemos noção de como elas são grandes. Agora, estamos tendo a oportunidade de ir além dos muros de onde vivemos e conhecer toda a história que está por trás dos pontos turísticos de Brasília. Com isso, vamos ter condição de explicar tudo isso para as pessoas que vêm de fora para visitar a capital”, ressaltou.

Professora de inglês do CED Myriam Ervilha, Rita Rosa lembrou que as visitas aos pontos turísticos também trarão ganho pedagógico aos estudantes.

“São todos alunos do 2º ano e essas visitas irão fomentar a produção textual deles. É uma oportunidade única. Nenhum deles tinha entrado no Congresso Nacional, por exemplo. Uma aluna falou ‘é o que vemos na TV’. Quando ela vir essa imagem de novo, ela vai poder dizer ‘eu estive lá!’”, destacou.
Concurso de fotografia encerrará projeto

Na primeira etapa do projeto Turismo Cívico, os estudantes apresentaram as próprias regiões administrativas onde vivem através da produção de vídeos. Após conhecerem os pontos turísticos e monumentos de Brasília, eles terão uma outra missão: a de retratar toda a experiência vivida através de seus próprios olhares em fotografias produzidas durante as visitações.Na segunda parte do projeto, estudantes terão que retratar a experiência vivida por meio das fotografias | Foto: Robson Dantas / Secretaria de Educação

Cada uma das quatro escolas que venceram a primeira etapa da ação fará uma seleção interna das fotos que irão concorrer no projeto “Brasília, Nossa Capital”. A premiação final ocorrerá em 18 de dezembro.

Ao total serão selecionadas 12 fotografias que irão compor outras exposições realizadas em homenagem aos 60 anos de Brasília, comemorados em abril de 2020.

Parceria da Secretaria de Educação com a pasta de Turismo, a ação teve a perspectiva de desenvolver o projeto de educação patrimonial nas escolas. “A ideia era oportunizar espaços de conhecimentos e vivências patrimoniais em Brasília. O resultado foi bem favorável. Os estudantes gostaram bastante da experiência e é uma forma deles se apropriarem da cidade onde vivem”, explicou Rodrigo Capelle, membro da equipe de educação patrimonial da SEEDF.

* Com informações da Secretaria de Educação