Foco foi em suporte básico, avançado e trauma
Agencia Brasília

Práticas abrangeram o ciclo completo de atendimento, desde o suporte básico ao avançado | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) treinou, nesta sexta-feira (13), os profissionais do Palácio do Planalto em atendimento pré-hospitalar (APH). O foco foi orientar leigos e servidores da Coordenação de Saúde da Presidência da República sobre como proceder em situações de emergência fora de um hospital.

Equipes do Base simulam socorro a vítimas de acidente

Com bonecos para auxiliar na simulação, os servidores do Samu-DF mostraram desde métodos simples para aferir o batimento cardíaco até técnicas de reanimação em caso de parada cardiorrespiratória. As práticas abrangeram o ciclo completo de atendimento, desde o suporte básico ao avançado, incluindo traumas.

“Começamos hoje essa parceria com o Samu-DF para treinar em larga escala os profissionais daqui. A ideia é que seja algo contínuo, para padronizar o atendimento em casos de parada cardíaca e outras emergências”, explicou o chefe da Coordenação de Saúde da Presidência da República, Ricardo Camarinha, médico pessoal do presidente.Ideia é que treinamento seja algo contínuo | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Segundo o diretor do Samu-DF, Alexandre Garcia, o estreitamento das ações com o Palácio do Planalto começou neste ano. A unidade passou a ser demandada em eventos internacionais realizados em Brasília, como no encontro dos Brics, em novembro, e no suporte para atendimentos durante a Copa do Mundo FIFA Sub-17, em outubro.

“Nesse convívio eles viram a necessidade de treinar seu pessoal em atendimentos pré-hospitalar. Depois da tentativa de assassinato do presidente durante a campanha, seus médicos ficaram muito sensíveis sobre a exposição dele na multidão. Com o treinamento, a ideia é começar um atendimento já na rua em casos de necessidade, enquanto fazem o deslocamento para o hospital”, afirmou Alexandre Garcia.

O objetivo principal é iniciar ciclos de educação continuada com a equipe da Presidência da República, a cada período em que for determinado. “Pretendemos fazer a reciclagem do treinamento deles anualmente”, ressaltou o diretor do Samu-DF.

* Com informações da Secretaria de Saúde