Fábio Felix criticou campanha recentemente lançada pelo governo federal que prega a abstinência sexual entre os jovens.

O deputado Fábio Felix (Psol), da liderança da minoria, culpou as políticas dos governos federal e local pelo aumento do número de infecções por HIV, responsável pela Aids, no Distrito Federal. Para ele, o crescimento gera uma repercussão negativa para a cidade e "reflete a realidade das políticas públicas" nesta área. Segundo o deputado, o número de infecções saltou de 455 para 680 entre 2013 e 2018. "Enquanto, as políticas de tratamento e prevenção não forem levadas a sério, teremos o crescimento do número de casos. Convicções religiosas não podem interferir nas políticas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", argumentou Felix.

Fábio Felix também criticou campanha recentemente lançada pelo governo federal que prega a abstinência sexual entre os jovens. Para ele, a medida está na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e representa uma volta "para a idade média". "Estão querendo colocar para debaixo do tapete a questão da sexualidade dos adolescentes, sem qualquer respaldo da ciência. Estamos voltando para a idade média", assinalou.

Audiência – A deputada Julia Lucy (Novo) anunciou a realização de uma audiência pública, na próxima segunda-feira (17), a partir das 19h, para discutir a gravidez na adolescência no DF. Na opinião da parlamentar, a questão é um problema de saúde pública e deve ser discutido sem qualquer tabu. O evento contará com a presença de diversos especialistas no tema e representantes das secretarias de Saúde e da Educação.

Responsabilidade - Já a deputada Arlete Sampaio (PT) chamou a atenção para a necessidade de se discutir a responsabilidade do homem na gravidez precoce. A distrital defendeu a utilização da educação sexual na escola, com ensinamentos sobre paternidade responsável e métodos anticontraceptivos. "É necessário que os homens tenham responsabilidade com a gravidez", completou.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Figueiredo/CLDF 
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa