Por meio de arrecadações, o distrital doa mil metros de TNT para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Produção irá para sistema prisional e profissionais de saúde

Por Redação*

Frente ao momento de foco no combate a pandemia do coronavírus, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) promoveu uma doação de matéria-prima para produção de máscaras. O TNT, material utilizado para a confecção do item de segurança, foi entregue na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), nesta segunda-feira (30/3) pela manhã.

Obtidos por meio de mobilização social, em uma campanha-relâmpago, foram entregues mil metros do tecido. Depois de finalizadas, as máscaras serão utilizadas nas unidades prisionais e por profissionais da Secretaria de Saúde. Na semana passada, Claudio Abrantes emitiu ofício à Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal) sobre a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades prisionais do DF.

“Este é um momento em que toda a sociedade deve estar engajada. Desta forma, o que buscamos foi unir esforços, de modo que encontramos parceiros dispostos a doar e contamos com a força de trabalho das reeducandas, inclusive como parte do processo de reinserção”, disse Claudio Abrantes.

“Agradeço a todos os que puderam dar um pedacinho desse material, bem como agradeço aos secretários Adval Cardoso e Anderson Torres por terem aberto as portas para receber nossa demanda”, completou o líder do Governo na Câmara.

Na última semana, 200 kits, compostos por capote, propés e toucas, foram finalizados na PFDF, e e ficaram prontos para serem disponibilizados para serem utilizados pelos agentes. A produção de máscaras de proteção teve início na última sexta-feira (27), e um dos entraves encontrados foi a escassez da matéria-prima. 

Além do custo reduzido, outra vantagem que a produção na unidade traz é o fato de compensar a suspensão das saídas temporárias, para que os reeducandos percebam que estão colaborando para minimizar os efeitos da crise causada pelo coronavírus, e combatendo ainda a ociosidade.

As máscaras são produzidas conforme orientação e modelo fornecidos pela Secretaria de Saúde, e possui três camadas, sendo duas de TNT e uma de tecido retenção bacteriana. Ao todo, foram doados 20 rolos de 50 metros cada, que serão suficientes para a produção de 20 mil máscaras.

O Distrito Federal é uma das unidades da Federação com maior circulação de pessoas, vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. Estudo da UnB divulgado na semana passada coloca o DF como um dos principais eixos de propagação da covid-19, doença causada pelo micro-organismo. “Daí a importância das medidas adotadas, de maneira célere e responsável, pelo governador Ibaneis Rocha. Toda a mobilização com certeza tem resultado em vidas salvas”, ressaltou Claudio Abrantes.

*Com informações da Assessoria