O GDF irá adquirir mais álcool em gel, testes rápidos para detecção da Covid-19 e ventiladores pulmonares.

Militares borrifaram 120 litros de material de limpeza à base de cloro na Estação Central do Metrô(foto: Evaristo Sá/AFP)Visando reforçar o combate à disseminação do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) irá adquirir mais álcool em gel, testes rápidos para detecção da Covid-19 e ventiladores pulmonares. Além disso, a pasta irá contratar uma empresa especializada em remoção, com ambulância, de pacientes. As ações serão realizadas de forma emergencial e o valor total investido será de aproximadamente R$ 56 milhões.

Pela situação de emergência em saúde, os insumos e serviços serão adquiridos com dispensa de licitação. A SES-DF detalhou o que será obtido: 30 mil unidades de álcool em gel de 100ml e 500ml; 300 mil testes rápidos para a Covid-19; 300 ventiladores pulmonares para os principais hospitais da rede pública; contratação da empresa que reforçará os atendimentos com sete ambulâncias, que estarão de pronto aviso nas regionais de saúde para realizar o transporte de pacientes.
O secretário de Saúde, Francisco Araújo, destacou a importância do investimento realizado no combate ao novo coronavírus. “A Secretaria de Saúde não vai medir esforços para garantir os insumos e equipamentos necessários para os nossos profissionais terem à disposição e atenderem os pacientes. Com essas atitudes, evitaremos aqui o que está acontecendo em outros locais do mundo”, destacou o titular da pasta. 

A SES-DF receberá propostas até às 15h de 1° de abril para adquirir álcool em gel e testes rápidos da Covid-19. No caso dos ventiladores pulmonares e da contratação de ambulâncias, o prazo será até às 15h do dia 2 de abril. As propostas devem ser enviadas pelo e-mail dispensadelicitacao.sesdf@gmail.com. Empresas interessadas devem solicitar o ofício de convocação e o projeto básico no mesmo endereço. Elas serão classificadas conforme critérios de menor preço por item, observados os requisitos de segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.

Limpeza no metrô

Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto, recebeu uma desinfecção geral entre a noite de sábado e a madrugada de ontem. A operação, uma parceria do Exército Brasileiro com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), é uma das ações preventivas para evitar o contágio por coronavírus. Militares do Comando de Operações Especiais borrifaram 120 litros de material de limpeza à base de cloro nas escadas, corrimãos, bloqueios, caixas eletrônicos e outras instalações.