O documento intitulado “Estudo de Volta às Aulas Pós Covid-19 estabelece cinco pontos que devem ser observados para o retorno em segurança.

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou nota técnica para subsidiar o retorno às aulas no Distrito Federal. O estudo, ainda preliminar, foi produzido por determinação do governador Ibaneis Rocha. As escolas deverão começar a funcionar no dia 18 de maio. O documento intitulado “Estudo de Volta às Aulas Pós Covid-19 estabelece cinco pontos que devem ser observados para o retorno em segurança.

São os seguintes os procedimentos a serem adotados: capacidade de medir a temperatura dos estudantes; garantia de que os profissionais de educação, que fazem parte de grupo de risco, fiquem em casa; condições para que os estudantes possam lavar as mãos, assim como manter outras medidas de higiene e, finalmente, fazer com os alunos mantenham distância de 1,5 metro uns dos outros.

O referido documento propõe um sistema de rodízio, em que as turmas sejam divididas em duas e que cada semana uma parte da turma faça educação presencial, enquanto a outra tenha aula à distância. O documento também apresenta um cronograma de retorno às aulas. Os primeiros a retornarem serão os alunos do ensino médio, cujas aulas estão marcadas para começar no dia 18 de maio; e o restante, no dia 1° de junho.

Também foi elaborado um cronograma escolar, que é o seguinte: o primeiro semestre será contabilizado de 10 de fevereiro a 21 de agosto. De 24 a 28 de agosto haverá recesso e o segundo semestre irá de 31 de agosto a 22 de dezembro. Outro cronograma tratará da implantação do plano, que será entregue no dia 04 de maio. De 04 a 08 será realizada a orientação à comunidade escolar quanto ao retorno às aulas. De 11 a 15 de maio acontecerá o acolhimento dos professores, com capacitação e orientação acerca do covid 19.

Fonte: Jornal de Brasília