Professor Reginaldo Veras (PDT) foi quem levou a notícia ao plenário e avaliou que a mudança pode atrapalhar os planos de retomadas das aulas.

Os deputados distritais foram surpreendidos, durante a sessão remota desta quinta-feira (18), com a publicação, em edição extra do Diário Oficial do DF, da exoneração do secretário de Educação, João Pedro Ferraz. No lugar dele foi nomeada a advogada Carolina Louzada Petrarca. Também foi exonerado o chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro. A saída de ambos se deu "por motivos pessoais".

O deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) foi quem levou a notícia ao plenário. "Agora que o setor educacional estava começando a engatinhar, recebemos essa notícia que poderá atrapalhar os planos de retomadas das aulas", comentou. Esta é a terceira troca de comando na pasta em um ano e meio da gestão Ibaneis Rocha.

Para o deputado Chico Vigilante (PT), a demissão pegou de surpresa até mesmo a bancada governista. Na avaliação do distrital, a exoneração do secretário, bem como a do chefe da Casa Civil, teria relação com uma licitação prevista para ocorrer na pasta que escolherá uma empresa para cuidar da merenda escolar. "O edital da maneira que foi elaborado fará a Secretaria de Educação mergulhar de vez na corrupção", afirmou o distrital que mais cedo havia tratado do assunto.

Ele acrescentou ainda que a saída se dá no mesmo dia em que o ministro da Educação deixou o cargo. Sua colega de partido, Arlete Sampaio lamentou a queda de Ferraz e disse que vê uma semelhança entre o governador e o presidente da República, referindo-se ao fato deste último nomear militares. "Aqui, se um cargo fica vago, é preenchido com um advogado", observou.

Por sua vez, o deputado Leandro Grass (Rede) defendeu que o governador "deverá vir a público para explicar a razão da mudança, nesse momento". Na visão dele, a saída mostra que Ibaneis não tem projeto para o DF: "Não há um plano para a cidade, o governo age por meio de arranjos, fazendo emendas aqui e ali".

Destaque – Já o vice-líder do governo na CLDF, deputado Hermeto (MDB), destacou que o governador tem sido "um dos mais elogiados do país", especialmente, na condução da pandemia. "Mudanças no secretariado são atos normais. O chefe da Casa Civil já havia alegado motivos pessoais e o secretário da Educação, que saiu hoje, estava fazendo um ótimo trabalho", avaliou.

O deputado Delmasso (Republicanos) disse confiar nas escolhas de Ibaneis Rocha. "Certamente, ele nomeou uma pessoa competente para substituir João Pedro Ferraz", declarou, desejando boa sorte ao secretário demissionário. Segundo o deputado Martins Machado, também do Republicanos, Ferraz, apesar do desempenho positivo, já vinha dando sinais de que sairia a qualquer momento. E ainda acrescentou que o governo Ibaneis "vem sendo bem aceito pela sociedade".

Marco Túlio Alencar
Foto: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa