Em meio à pandemia do coronavírus o Brasil praticamente parou, porém a SPU DF e o Governo do Distrito Federal têm buscado diariamente manter seu compromisso com a sociedade e o povo brasiliense.

A Superintendência do Patrimônio da União do Distrito Federal, através do Doutor Renan da Mata, juntamente com o Governador Ibaneis Rocha tem trabalhado em parceria para regularização da área do Córrego do Arrozal, que busca essa regularização há 50 anos. 

O Córrego do Arrozal está localizado na BR 020 na divisa de Sobradinho com Planaltina-DF.

A visita contou com a presença do Superintendente Renan da Mata da SPU DF, do Secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais, senhor Valteni Souza, do Diretor Imobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), doutor Marcus Palomo, do líder comunitário, senhor Nicodemes Lopes, e do Presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego do Arrozal, senhor Walter. 

A primeira visita foi feita na Chácara Equilíbrio e o líder comunitário Nicodemes relata:

“Nos sentimos felizes por perceber que agora tem gente interessada na Regularização do nosso local. Temos alguns moradores que estão aqui há mais de 50 anos, e há pelo menos uns 30 anos tem se procurado a Regularização. Até hoje não víamos interesse de ninguém com o nosso local. A visita do Doutor Renan da Mata, juntamente com o Valteni Souza, suscitou a esperança de termos nosso lugar regularizado, porque enquanto não tivermos uma escritura na mão não temos segurança.”

O Diretor da Imobiliária da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), doutor Marcus Palomo acrescentou:

“É muito importante ouvir a comunidade, conhecer suas demandas, principalmente no que concerne na regularização fundiária dessa localidade. Sabemos a importância da regularização fundiária e do quanto isso corresponde à dignidade da pessoa humana. Faz cumprir o Art. 6º da Constituição Federal, que é o direito à moradia e, principalmente, nós sabemos o quanto a escritura pública pode ser fundamental para uma mudança e melhoria na vida desta comunidade: acesso ao crédito, segurança e principalmente um aumento da autoestima de cada morador, pois cada um terá a certeza que reside naquilo que é seu”

Na oportunidade também visitaram o assentamento Renascer, o qual está localizado na Rodovia 020, altura do Km 12.5 no Núcleo Rural Córrego do Arrozal. Foram recepcionados pela senhora Rita de Cássia, que apresentou o local aos representantes do Governo, apresentou as demandas de regularização, bem como a infraestrutura, no caso de fornecimento de água potável através de poço artesiano. Ela informou que: “As famílias estão acampadas desde 2004, são 17 anos aguardando o atendimento das políticas públicas do Governo e agora sim a esperança está renovada.”.


Doutor Renan da Mata, Superintendente Patrimônio da União do Distrito Federal, ressaltou:

“Quando tem que regularizar alguma área no Distrito Federal que é da União, a responsabilidade é da SPU DF. Compareço às reuniões sempre com intuito de ouvir, mas minhas ações sempre serão alinhadas com a Lei, com a Unidade Central da SPU e, na atual conjuntura, com o que almejam a União e o GDF, o qual tem como plataforma a regularização fundiária. Sinto-me à vontade para fazer o necessário na minha gestão, desde que esteja dentro da Lei. Não queremos deixar as pessoas com a expectativa de resolução somente, queremos resolver! ”

O senhor Luiz Coelho, conhecido como Luizinho pelos moradores da região, que também participou das visitas técnicas, acrescentou:

“Conheço várias pessoas que passaram na política e visitaram o local. Eu, com meus 59 anos, nunca tinha visto um tratamento tão digno com as pessoas na base do amor e da fé, tentando aliviar o sofrimento daquelas pessoas. A visita estava perto, mais longe dos nossos olhos, e o senhor Valteni e o Doutor Renan me deixaram emocionado, pois visitamos pessoas que urgentemente precisam do apoio. Tenho certeza que eles levaram esse apoio e conforto a essas pessoas. Desejo que o trabalho realizado pela União, através da SPU DF, e SERINS continue com essa articulação e tratamento humanizado com os menos favorecidos.”. 

O Secretário Executivo Valteni Souza disse:

“A Secretaria de Relações Institucionais, coordenada pelo Secretário Vitor Paulo, tem esse compromisso de articulação, assim como o Governador Ibaneis Rocha, o qual tem buscado a cada dia a garantia de direitos do povo brasiliense. Ressalto que o governo do Distrito Federal tem trabalhado diariamente em grandes projetos para a nossa cidade, inclusive em parcerias. Tenho plena certeza que a parceria com a atuação do SPU, por meio do Doutor Renan da Mata, será de grande valia para o Distrito Federal, pois ela com certeza encontrará o melhor caminho para solucionar as questões de áreas pertencentes à União dentro do Distrito Federal.”.